Já estamos na estrada na 1ª Volta Elétrica a Portugal com o EQA

Os EQA da Mercedes-EQ já se encontram na estrada a percorrer os 2000 km da 1ª Volta Elétrica a Portugal. Acompanha a viagem no nosso Instagram.

Tal como previsto, e mantendo escrupulosamente a tradição das iniciativas do Clube Escape Livre, os três EQA que percorrem a 1ª Volta Elétrica a Portugal arrancaram do Hotel Myriad em Lisboa às oito horas e nem mais um minuto.

Depois de um pequeno almoço reforçado, da distribuição de equipas pelos três carros e das boas vindas de Holger Marquardt, diretor geral da Mercedes-Benz em Portugal, foi tempo de conhecer os comandos do EQA e colocar a zeros os respetivos computadores de bordo que no final farão o resumo da aventura.

FPAK valida autenticidade

No momento da partida foram ainda carimbadas as cartas de controle por um membro do Automóvel Clube de Portugal, representante da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). São estes membros os responsáveis por validar a autenticidade desta 1ª Volta Elétrica a Portugal. Ânimo, boa disposição e espírito de aventura não faltavam em cada uma das equipas da 1ª Volta Elétrica a Portugal.

Volta Elétrica Portugal EQA Lisboa Sagres 4

A primeira paragem estava programada para Almodôvar, mais precisamente para a estação de serviço onde já se encontram em funcionamento os primeiros postos de carregamento da rede IONITY. Aí chegámos com 37% de bateria após percorridos 192 km, e aproveitamos para tirar partido da velocidade máxima de carregamento dos EQA e carregar os restantes 63% em 33 minutos a uma velocidade máxima de 100 kWh.

Primeiro objetivo cumprido!

A próxima paragem significava 25% do objetivo cumprido. Sagres foi o primeiro dos quatro cantos de Portugal a receber os três EQA. A equipa do Autódromo Internacional do Algarve, mais uma vez representante oficial da FPAK carimbou e validou as cartas de controle durante uma pequena paragem onde se partilharam as primeiras impressões desta Volta Elétrica a Portugal.

Dali a caravana seguiu então para o “enorme” circuito de Portimão. Na chegada, o computador de bordo marcava 386 km de automomia com 53% de bateria e uma média de 18,4 kWh. Durante o almoço houve tempo para uma pequena prova de perícia na reta do circuito dividida entre a condução do EQA e da eScooter, a trotinete elétrica da Mercedes-EQ. Enquanto isso, os três EQA recuperaram cerca de 20% de bateria a carregar a 11 kWh (máximo em corrente AC) numa tomada trifásica com três carregadores cedidos pela nossa parceira ADN Energy.

Connosco a bordo dos EQA da Mercedes-EQ viajam vários jornalistas de diferentes meios de comunicação social. O Expresso, a SIC, SIC Notícias, o grupo Global Media representado pelo Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e Motor24, e a RFM com a Ana Colaço.

Segue-nos no Instagram e acompanha a nossa viagem. Talvez a Volta a Portugal mais económica e ecológica de sempre, baseada na sustentabilidade e neutralidade carbónica, permissas que fazem parte dos objetivos da Mercedes-EQ já para os próximos anos.