Honda S800 – Números expressivos e alta rotação vinda do oriente!

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Honda S800.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido o clássico Nissan 300ZX, esta semana mantemo-nos no país do sol nascente, o Japão, mas mudamos de construtor.

Rotação, muita rotação!

Assim, e com o objetivo de promover a sua imagem desportiva e conquistar algum mercado aos múltiplos coupés ingleses que existiam na época, a Honda introduziu na Europa em 1966 o Honda S800. Substituto do S600 vendido no Japão, o S800 estava disponível com Cabrio e em Coupé e montava um motor quatro cilindros em linha com 791 cm3.

Ao mesmo tempo, e utilizando toda a sua experiência das motas, o Honda S800 era incrivelmente rotativo. O motor fazia facilmente 8500 rpm… ficção cientifica nos anos 60! Afinal, com 70 cv e pouco peso as prestações eram boas para a época.

O Honda S800 é alimentado por quatro carburadores Keihein e os números do painel de instrumentos são expressivos. O conta quilómetros marca 200 km/h, e o conta rotações imaginem só vai até às 11.000 rpm, sendo que o red-line começa às 8500 rpm. Outro detalhe não menos relevante era o som que “escapava” pelos escapes em forma spaghetti com duas saídas independentes.

A unidade que trazemos hoje é um Honda S800 Coupé e tem umas bonitas jantes Minilite bem ao estilo da época.

Honda S800 SV

Entretanto, nos últimos anos tem-se desenvolvido um fenómeno de culto sobre estes carros, especialmente nos EUA onde nunca foram vendidos novos. O motor rotativo e a caixa manual do S800 garantem a preferência de figuras como Gordon Murray ou Jay Leno que apreciam a condução divertida.

Este Honda S800 era ainda um excelente carro para trazer até um dos nossos eventos de automóveis clássicos, o Classic Cars Tour em junho, ou o Termas Centro Classic Cars em setembro. Se tens um clássico, vemo-nos por lá?

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.