Honda Civic Type R EP3 – O Civic a que temos direito!

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Civic Type R EP3.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido o Honda S800, esta semana voltamos ao Japão mas à secção da mítica sigla: Type R!

Do Reino Unido para o mundo

Aqui pela Europa os fãs de veículos desportivos da Honda sempre se habituaram a não ter a variedade e qualidade dos produtos que a marca disponibilizava no seu mercado “caseiro”. Embora Portugal tenha recebido um lote de Integra Type R em 1998 e o Accord Type R pouco depois, só em 2001 pudemos comprar oficialmente uma versão desportiva com a sigla Type R, neste caso com o Civic. Produzido em Inglaterra, o Civic Type R, código interno EP3, utilizava a versão de três portas, que via as soldaduras reforçadas. Entretanto o motor era um 2 litros com 200 cv e 196 Nm, equipado com o clássico sistema VTEC. Fazia um máximo de 8100 rpm e estava acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Igualmente os travões eram maiores. Desse modo as prestações eram boas, com 0-100 km/h em 6,6s e 235 km/h de velocidade máxima.

A eficácia do seu chassis e um motor viciante de explorar fizeram do Honda Civic Type R EP3 um sucesso no mercado, de tal forma que a oferta de material de preparação era vasta. Aliás, a base é tão boa que em Portugal serviu para o Troféu Honda BPI Cup. Passados 20 anos, a Motor Sponsor vai ressuscitar vários destes exemplares para um novo troféu em Portugal, o Civic Atomic Cup.

Civic Type R juntam-se aos Citroën C1 em nova competição

Em 2022 arranca mais uma competição. A Civic ATOMIC Cup faz regressar os Honda Civic Type R para devolver emoção às pistas nacionais.

Ler mais

Tratamento especial para o Japão

Todavia, e apesar de ser construído no Reino Unido, o mercado europeu não teve direito à cereja no topo do bolo… é que a versão JDM (Japanese Domestic Market) do Honda Civic Type R tinha backets Recaro de série, um importante autoblocante mecânico e afinações de suspensão mais desportivas. Até o motor era diferente, com um sistema de admissão e escape alterados, bem como maior compressão, que lhe permitiam atingir os 215 cv. Não se pode ter tudo…

A unidade que trazemos hoje é nacional e segundo o vendedor conta com apenas um registo com data de 2002.

Honda Civic Type R EP3 Standvirtual

Aparentemente encontra-se totalmente original, o que infelizmente já é raro de se encontrar. Ainda que a originalidade possa ser uma mais valia na valorização destas unidades, certo é que poucos proprietários poderão tirar tanto partido do Honda Civic Type R EP3 como aqueles que alinhem na grelha de partida do Civic Atomic Cup já em 2022.

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.