GP Fórmula 1 Espanha: Catalunha favorável à Red Bull na luta com a Mercedes!

O GP de Espanha em Fórmula 1 é já este fim-de-semana e a luta entre Hamilton e Verstappen está ao rubro! A vantagem em Espanha é para a Red Bull.

Portimão foi uma surpresa com a Red Bull a desperdiçar o favoritismo face à Mercedes e Lewis Hamilton a dizer quem é o “xerife”, mas em Barcelona a maré pode mudar. Max Verstappen saiu, visivelmente, chateado de Portugal e elogiou o circuito de Barcelona. Percebe-se… Lewis Hamilton ganhou-lhe no braço com um carro inferior, a Red Bull não se entendeu com a montanha russa algarvia e o holandês ainda é muito jovem para controlar a verborreia. No GP Fórmula 1 Espanha tudo pode mudar, ou não…

2-1 para Hamilton

No duelo muito interessante entre ambos, o campeão do mundo está a ganhar 2-1, mas Barcelona pode ser o palco para o empate.

O Autódromo Internacional do Algarve é uma pista sui generis que com o novo asfalto permite que se ande a fundo todas as voltas sem que os pneus sofram. Permitiu, igualmente, que os pneus macios durassem muito mais que o previsto e que os duros fossem uma excelente opção durante a corrida.

Em Portimão, a Mercedes não foi apoquentada com o excesso de temperatura nos pneus traseiros, o calcanhar de Aquiles do W12, e só soaram as campainhas de alarme quando Hamilton esteve atrás de Verstappen e Bottas. Mas como o britânico passou ambos rapidamente, os pneus nunca saíram da janela de temperatura ideal de funcionamento.

Mas em Barcelona os pneus voltam a sofrer e a Mercedes volta a estar vulnerável face à Red Bull. Vai ser difícil à equipa de Toto Wolff desfrutar da vantagem do W12 nas curvas lentas, pois com os pneus fora da janela ideal de temperatura de funcionamento, a tração desaparece.

Teoricamente, a vantagem neste GP Fórmula 1 Espanha está toda do lado da Red Bull, mas quer a equipa de Milton Keynes quer a Mercedes terão de ser muito judiciosas na exploração dos Pirelli PZero. Sabemos que os pilotos terão de conservar as borrachas nos dois primeiros setores da posta catalã, para serem capazes de negociar com qualidade a parte final mais sinuosa.

Se isso não suceder, a volta acabará estragada.

Na realidade, as previsões meteorológicas podem verter a favor da Mercedes. Em primeiro lugar, espera-se vento forte, o que num circuito “despido” é um problema para a Red Bull. Já em Portimão se queixaram do facto do RB16B ser muito sensível o vento devido a ter uma traseira muito mais alta que os restantes carros.

Depois, as temperaturas vão estar mais baixas que no ano passado. O mês de agosto é tórrido na Catalunha, mais ameno em maio e dizem os meteorologistas que as temperaturas vão estar baixas e há fortes possibilidade de chover no dia de prova.

Tudo isto junto permite dizer que a vantagem descarada da Red Bull quase desapareceu, dando à Mercedes uma chance de vibrar novo golpe nos rivais para deixar Christian Horner e Max Verstappen cada vez mais desconfortáveis.

A Red Bull e a Mercedes já deixaram claro que este ano de transição para a nova regulamentação não será um passeio nos bosques e que o departamento de pesquisa e desenvolvimento está de acelerador a fundo para tornar os carros mais rápidos.

Christian Horner referiu que “não podemos fazer isso ao Max (deixar o carro de 2021 para concentrar-se no de 2022) numa altura em que ele tem, finalmente, carro para ser campeão do mundo.”

Para a Ferrari e McLaren, Alpine e Aston Martin, para lá da Alpha Tauri, Alfa Romeo, Wiliiams e Haas, significa que podem começar 2022 com uma bela vantagem sobre os dois rivais. Todos já estão concentrados e focados no projeto 2022. Será um avanço de desenvolvimento não negligenciável.

Quarto episódio

Enfim, no GP Fórmula 1 Espanha, em Barcelona, vamos para o quarto episódio da saga “Lewis Hamilton vs Max Verstappen” no circuito de Barcelona em Montmeló, sendo claro que a terceira força é a McLaren e Lando Norris pode ser, mesmo, aquele que vá incomodar Hamilton e Verstappen. O motor Mercedes deu nova alma ao McLaren e o britânico parece feito da mesma massa do campeão do Mundo.

No meio do pelotão, a Ferrari vai tentar manter-se em contacto com a McLaren e ficar na frente da Alpine e da Alpha Tauri. Os franceses contam com o tempo mais fresco para que os problemas com o aquecimento dos pneus traseiros não atrapalhem enquanto a segunda equipa da Red Bull espera que Gasly e Tsunoda elevem a fasquia do andamento. Curiosidade em perceber se o Williams de George Russell estará mais competitivo em Barcelona e se o britânico passa a apostar mais no domingo que no sábado, ou seja, se privilegia a corrida face à qualificação.

O GP Fórmula 1 Espanha é já este fim de semana com transmissão na Eleven Sports 3. O arranque para a corrida é dado às 14 horas.