CUPRA Born. O primeiro elétrico da marca indica o caminho de uma nova era

O Born é o primeiro modelo 100% elétrico CUPRA e vai chegar já no início de 2022. Versões e mais informações disponíveis aqui.

A base do CUPRA Born – antes conhecido como El Born – é a MEB do grupo Volkswagen, dedicada aos produtos elétricos, sendo fabricado fora de Espanha (em Zwickau) porque Martorell não pode fabricar modelos elétricos. O CUPRA Born é muito idêntico ao ID.3, tanto visualmente como em termos técnicos. Mesmo que a CUPRA refira que o Born tem o seu “próprio estilo e performance instantânea” e aponte um “carácter dinâmico” diferenciado.

Depois das versões híbridas Plug-In para o Leon e para o Formentor, a CUPRA abraça a mobilidade 100% elétrica com um modelo equipado com um motor síncrono de íman permanente colocado na traseira, capaz de fazer 16.000 rpm! Este faz chegar a potência às rodas traseiras através de uma caixa de velocidade única e um diferencial.

CUPRA Formentor recebe nova “alma” no 3º aniversário da marca

Denominado como Formentor VZ5, é a mais recente motorização disponível para o seu modelo original e exclusivo da marca Cupra.

Ler mais

Depois, o primeiro CUPRA elétrico pode ser escolhido com várias capacidades de bateria (todas de iões de lítio multicelular com refrigeração líquida) e combinações de motor.

A bateria de 45 kWh alinha com o motor de 150 cv e oferece uma autonomia de 340 km, formando o modelo de acesso à gama. Depois, temos uma outra versão com bateria de 58 kWh e um motor com 204 cv, com 420 km de autonomia.

Tal como sucede no ID.3, o Born tem uma versão de topo que combina uma bateria de 77 kWh, com o motor a debitar 231 cv e a oferecer uma autonomia de 540 km. É capaz de chegar dos 0-100 km/h em 6,6 segundos.

Conhece as vantagens e preços de TODOS os carros elétricos do mercado

Em 2021 as vendas de carros elétricos aumentaram mais de 69%. Os modelos disponíveis são cada vez mais, e melhores. Aqui estão TODOS!

Ler mais

Neste modelo de topo, a CUPRA reclama que em apenas sete minutos e com um carregador de 125 kW, o Born recupera 100 km de autonomia, enquanto que de 5 a 80% da carga é recuperada em 35 minutos.

O que o Born tem para oferecer…

A CUPRA, naturalmente, eleva o estatuto do CUPRA Born para o patamar Premium/Performance, dai que apesar de ser baseado no ID.3, tem algumas diferenças. Desde logo as dimensões: 4322 mm de comprimento (mais 61 mm), 1809 mm de largura (igual) e 1537 mm de altura (menos 31 mm), com uma distância entre eixos de 2767 mm (-3 mm), mais ou menos as do ID.3. Recebe pneus maiores (215 ou 235) em jantes de 18 ou 20 polegadas.

O CUPRA Born oferece um ecrã de 12 polegadas sensível ao toque para o sistema de info-entretenimento, o “head up display” tem realidade aumentada, o painel de instrumentos é totalmente digital e os controlos são na maioria feitos por zonas sensíveis ao toque. Apple CarPlay e Android Auto estão disponíveis.

A CUPRA reclama que a maioria dos materiais usados no habitáculo reduzem o impacto do modelo no ambiente. Os bancos, por exemplo, são feitos de material nascido da reciclagem de plástico marítima, chamado “Seaqual Yarn” e os forros da porta de Dinamica, microfibra reciclada.

O CUPRA elétrico está equipado com muitas ajudas á condução, como o cruise control preditivo, travagem autónoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, manutenção na faixa de rodagem, etc. Nos opcionais estão os faróis com comutação medias/máximos automática, as câmaras 360 e a ajuda inteligente ao estacionamento.

Quanto a preços, a CUPRA irá divulgá-los mais perto do lançamento, no final do quarto trimestre deste ano. O primeiro CUPRA elétrico será colocado à venda nos primeiros dias de 2022.