António Félix da Costa vence de forma espetacular no Mónaco E-Prix!

Numa prova muito disputada, António Félix da Costa levou a melhor no Mónaco e venceu mais uma vez com uma ultrapassagem na última volta.

Fez a “pole position” e na corrida deu um recital de condução culminado com um “solo” brilhante que fez soar a Portuguesa no pódio do Mónaco E-Prix. Depois de se cobrirem de ridículo durante a prova de Valência, onde António Félix da Costa perdeu a possibilidade de ganhar, devido à falta de autonomia dos carros, o traçado do Mónaco veio provar que a Fórmula E está desenhada para este tipo de circuito.

Depois de rubricar a “pole position”, António Félix da Costa tinha perspetiva de ganhar o Mónaco E-Prix e reencontrar o caminho do sucesso depois do título de 2020. E o começo da corrida com Félix da Costa a fazer um excelente arranque, prometia uma prova monótona e com o português a marcar encontro com a vitória. Nada de mais errado!

Robin Frijns colou-se ao DS Techeetah do campeão de 2020 e passou por ele em Saint Devote na quarta volta.

Com os dois primeiros a iluminarem o “attack mode” e a perderem posições devido a saírem largo para ativar este modo, as primeiras voltas foram verdadeiramente incríveis. Uma corrida louca onde os pilotos iam trocando de posição ao sabor dos “attack mode”.

Billboard Escape Livre GIF

A luta pela vitória acabaria por misturar estratégia e consumo de energia. E nesse jogo, Frijns parecia que ia levar a melhor, pois, a meio da corrida tinha deixado António Félix da Costa para trás qualquer coisa como 1,4 segundos, esgotada a ajuda do primeiro “attack mode”.

O holandês acabaria por cometer um erro de avaliação. Terminado o primeiro “attack mode”, Frijns espoletou o segundo na volta seguinte, mas perdeu a posição para Maximilian Gunther e teve de usar energia para passar o alemão e o português.

António Félix da Costa com prestação memorável!

Félix da Costa decidiu ativar o “attack mode” pela segunda vez e teve de muscular a defesa da posição face a Mitch Evans na passagem por Mirabeau e no gancho Loews. Utilizando o que restava do “attack mode”, Félix da Costa anulou a vantagem do holandês e devolvendo a ultrapassagem de Frijns na travagem no final do túnel.

Mitch Evans estava endiabrado e depois de passar por Frijns e apoderar-se do segundo lugar, “atirou-se” ao primeiro lugar e facilmente passou pelo português por fora na estreia e veloz curva de Beau Rivage.

Mas, René Rast bateu nas barreiras na luta com Nick Cassidy, o “safety car” foi trazido para a pista e isso acabou por não verter em favor de Mitch Evans. Até porque o ataque desenfreado à liderança cobrou a fatura em termos de energia e com 1% de défice de energia face aos adversários, Evans perdeu a sua curta vantagem e teve de se defender de Félix da Costa após o recomeço.

Até à última volta

E na última volta, o português esteve sublime e com uma fabulosa ultrapassagem – perseguiu Evans até ao limite e depois com um bloqueio de rodas apenas o suficiente para conseguir entrar em curva – recuperou a primeira posição na Nova Chicane. Evans teve de se arrastar com a pouca energia que restava na bateria e foi ultrapassado por Robin Frijns e resistiu, mesmo em cima da linha de meta, a Jean Eric Vergne. O colega de equipa de Félix da Costa andou aos encontrões com Mitch Evans e Maximiliam Gunther, mas salvou o quarto posto.

Com o segundo lugar, Robin Fijns é agora o líder do campeonato, seguido de Nick de Vries e de Mitch Evans, com António Félix da Costa a chegar ao quarto lugar, mas muito mais perto da liderança, apenas 10 pontos. A próxima ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula E será no México, em Puebla, onde serão realizadas as rondas 8 e 9 a partir do dia 18 de junho.

Classificação final do Mónaco E-Prix 2021:

  • 1º        António Félix da Costa           26 voltas em 47m20,697s
  • 2º        Robin Frijns     a 2,848s
  • 3º        Mitch Evans    a 2,872s
  • 4º        Jen Eric Vergne           a 3,120s
  • 5º        Maximilian Gunther   a 3,270s
  • 6º        Oliver Rowland           a 3,865s
  • 7º        Sam Bird         a 4,150s
  • 8º        Nick Cassidy    a 4,752s
  • 9º        Andre Lotterer            a 5,503s
  • 10º      Alex Lynn         a 5,759s Classificados 19 pilotos