Volkswagen Golf GTI 16v – O difícil segundo álbum da Volkswagen

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o o Volkswagen Golf GTI 16v.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido o clássico Alfa Romeo 6C, esta semana vamos até aos pocket-rocket dos anos 80.

Mais maduro…mas com menos alma

Assente no sucesso da primeira versão do Volkswagen Golf GTI, a Volkswagen, aquando do lançamento da segunda geração em 1983 manteve o GTI na gama. Mais comprido, largo e alto, o Volkswagen Golf GTI Mk2 estava disponível pela primeira vez em versões de três ou cinco portas. Contudo, este “aburguesamento” do Golf acrescentou mais 120 kg de peso, o que não fazia nenhum favor ao motor 1.8l de 112 cv, que era exatamente o mesmo da primeira versão.

Só em 1985 a VW “corrigiu o tiro” com o GTI 16v. Se a única diferença exterior era um autocolante 16v e o contorno vermelho na grelha dianteira, o motor ganhava outra vocação para fazer rotação e mais 27 cv, para um total de 140. Mais interessante de conduzir, o Volkswagen Golf GTI 16v voltou ao lugar que era seu por direito. Atualmente, já não está na “sombra” da primeira geração e adquiriu estatuto nas preferências dos fãs.

A unidade que trazemos hoje é nacional e não tem alterações. Adicionalmente tem os opcionais mais interessantes da altura, como a direção assistida, o rádio, os vidros elétricos e as bonitas jantes BBS…sim eram extra!

Vw Golf GTI Mk2 16v anuncio

Este Volkswagen Golf GTI era mais um excelente carro que gostaríamos de ver num dos nossos eventos de automóveis clássicos, o Classic Cars Tour em junho, ou o Termas Centro Classic Cars em setembro. Se tens um clássico, vemo-nos por lá?

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.