Toyota bZ4X. O novo RAV4 100% elétrico e futuro rival do VW ID.4

O Toyota bZ4X foi revelado no Salão de Xangai e é o primeiro veículo100% elétrico da Toyota. Deverá chegar aos mercados na Primavera.

O Salão de Xangai foi o palco para a revelação do Toyota bZ4X, o futuro RAV4 100% elétrico que a Toyota aponta como rival do Volkswagen ID.4. A Toyota defendeu contra ventos e tempestades a tecnologia híbrida como o futuro do automóvel, e lançou o Prius, um carro icónico que contribuiu muito para a geração híbrida.

Por isso insistiu, mas cedeu aos Plug-In com o Toyota RAV4 Plug-in que conhecemos a semana passada e, agora, abraçou a mobilidade 100% elétrica, o que será uma dor de cabeça para os rivais, entre eles o ID.4 da Volkswagen. Para já fica o protótipo de um SUV que aproveita e revela o que será o próximo RAV4. A primavera será a estação do ano que servirá de palco à estreia do modelo que nascerá desde bZ4X. Entretanto temos a promessa que, até 2025, teremos 15 automóveis elétricos da parte do construtor.

O nome, Toyota bZ4X, diz-nos que este é um carro 100% elétrico: bZ significa “beyond Zero”, ou seja, sem emissões. E, sem nenhuma surpresa, é um SUV que tem como base a nova plataforma E-TNGA e várias configurações de tração, bateria e potência dos motores elétricos.

Yaris Cross, o “mini RAV4” da Toyota para a selva urbana

Toyota revela o seu novo SUV híbrido do segmento B, o Yaris Cross. Apresenta características exteriores mais robustas de um verdadeiro SUV.

Ler mais

O que se sabe?

A Toyota não revelou nenhum dado sobre o carro, nem sequer as dimensões. Mas não deveremos estar muito longe ao dizer que a versão final andará pelos 4,6 metros de comprimento.

O Toyota bZ4X, modelo que vai nascer deste protótipo já muito perto da definição final, é muito importante, pois é o primeiro avanço da Toyota no Velho Continente no segmento dos veículos 100% elétricos.

Olhando para as fotos percebemos que a frente está desenhada para que o modelo com motorização híbrida possa ter a grelha de refrigeração do motor térmico, ausente deste Toyota bZ4X. Obviamente que as formas lembram, claramente, o RAV4 com os faróis pequenos afilados e alinhados com uma pequena grelha. Como dissemos, o espaço para o “buraco” de refrigeração está lá e há mais uma grelha inferior.

Esta frente do Toyota bZ4X é mais feliz que a do RAV4 e o próprio carro é mais musculado, mas com bom gosto e oferecendo uma forma desportiva ao SUV. Lembrar que o Toyota bZ4X foi desenvolvido de mãos dadas com a Subaru, que se ocupou do sistema de tração integral, deixando para a Toyota tudo o resto, da plataforma à mecânica e ao estilo.

E o interior?

No interior do Toyota bZ4X, mais coisas vão ser alteradas, pois não acreditamos que o estranho volante seja levado para o carro de estrada. Mas a Toyota integrou no carro o sistema “Steer by wire”, ou seja, a direção sem ligação mecânica ao volante, o que pode permitir fazer um volante mais pequeno.

Por isso, a Toyota desenhou um tabliê que faz lembrar aquilo que a Peugeot fez com o i-Cockpit, juntando um enorme ecrã flutuante na consola central, muito diferente do habitual dentro dos Toyota, pois é limpa, minimalista e arrumada.

Outro “pormaior” reside na habitabilidade que, pelas imagens disponibilizadas, será muito generosa. A Toyota irá revelar mais detalhes do primeiro SUV da Toyota 100% elétrico durante o ano.