SEAT Tarraco e-HYBRID. O primeiro SUV híbrido plug-in da marca espanhola

O SEAT Tarraco e-HYBRID é então o primeiro SUV da marca com opção eletrificada, juntando-se ao já conhecido Leon e-HYBRID.

A SEAT prossegue o seu caminho na eletrificação dos seus modelos aumentando, ainda mais, a eficiência dos seus veículos. O SEAT Tarraco e-HYBRID é prova disso mesmo, é o primeiro SUV híbrido plug-in do construtor. O Tarraco já é um concorrente de peso no segmento, mas com esta nova motorização reforça o seu lugar no mercado.

O SEAT Tarraco e-HYBRID tem ao seu dispor um motor a gasolina 1.4 TSI de 150 cv (110kW) com um motor elétrico de 85kW (115 cv). Equipado com uma caixa DSG de seis velocidades com transmissão dianteira, entregando uma potência máxima combinada de 245 cv e 400 Nm de binário. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio de 13 kWh colocada em posição baixa na metade traseira do SUV.

Motorização sem opção de 4Drive

Deste modo, com as baterias totalmente carregadas é possível alcançar assim os 49 km (WLTP) de autonomia, a velocidade máxima está limitada a 140 km/h em modo 100% elétrico. Esta versão é exclusiva para a opção de cinco lugares, o que significa 610 litros de capacidade de carga da bagageira.

No modo Hybrid, o condutor também pode escolher conservar o nível de energia elétrica, aumentá-lo ou reduzi-lo para um determinado patamar, bem como três níveis de travagem regenerativa. Para além dos três modos de utilização do sistema híbrido plug-in do Tarraco, possui adicionalmente dois botões de acesso específico o e-Mode e o s-Boost. Os tempos de carga são de três horas e meia, através de uma wallbox de 3.6 kW ou de cinco horas numa tomada doméstica de 2.3 kW.

A marca anuncia consumos de 1.6 a 2.1 litros de combustível para cada 100 km, no SEAT Tarraco e-Hybrid. Apesar de ser um grande SUV, consegue fazer uma aceleração de 0-100km/h em apenas 7.5 segundos e uma velocidade máxima de 205 km/h.

SEAT renova Ateca e Tarraco. Fomos conhecer as novidades!

Os SEAT Ateca e Tarraco receberam importantes evoluções, não apenas com uma estética mais apelativa, mas mais tecnológicos e com novos motores.

Ler mais

“A introdução da tecnologia híbrida plug-in no Tarraco permite à SEAT propor um modelo mais eficiente, o que nos leva a acreditar que 25% dos Tarraco vendidos este ano serão PHEV.”

Wayne GriffithsPresidente da SEAT e CUPRA. 

Tecnologia aliada à conectividade

O sistema e-HYBRID do SEAT Tarraco amplia a funcionalidade na relação entre o veículo e o utilizador, sendo a app SEAT Connect um painel de controlo. A aplicação pode ser instalada no smartphone, dessa forma garante o controlo remoto sobre uma série de funções. É possível ajustar remotamente o ar-condicionado e pré-aquecer o veículo em até 30 minutos, com o sistema a funcionar entres os 15ºC a 22ºC.

O sistema de info-entretenimento inclui um ecrã de 9.2” de excelente leitura. Com o propósito de simplificar a interação do utilizador com o sistema, dispõe de controlos de voz que torna as ações mais intuitivas. O sistema é acordado com o simples comando vocal “Hola Hola”, a partir do qual as instruções permitem navegar através das diversas funcionalidades. A ligação Full Link do Android Auto e Apple CarPlay é feita sem a necessidade de fios.

Tecnologias de segurança e de assistência à condução

O SEAT Tarraco e-Hybrid dispõe de um vasto leque de sistema de segurança e de ajuda à condução. Nomeadamente o Front Assist, que inclui a deteção de peões e bicicletas, que faz assim parte do equipamento de série. Dispõe ainda de sistema de Deteção de Ângulo Morto, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e Assistente de Engarrafamentos. O Assistente de Emergência deteta a inação do condutor e aplica dois suaves toques de travão para o alertar. O Pre-Crash Assist prepara o veículo e os seus ocupantes para uma colisão iminente. Os sistemas a bordo ativam-se em conjunto para que os cintos de segurança dianteiros sejam pré-tencionados, as janelas e teto de abrir encerrados e as luzes de emergência ativadas. Dessa forma ajuda a mitigar as consequências de um potencial acidente ativando-se em apenas 0.2 segundos de forma a maximizar a eficácia.

Por fim, as entregas do novo Tarraco híbrido plug-in começam este mês na Europa. Analogamente, foi em Barcelona, na sede da SEAT, em Martorell, que se realizaram o desenho e desenvolvimento do Tarraco e-hybrid. Todavia, a sua produção tem lugar em Wolfsburg, Alemanha.

Só para exemplificar, o preço do SEAT Tarraco e-hybrid no nível de equipamento Excellence começa nos cerca de 47 679 €.