SEAT reforça modelos do segmento B. Ibiza e Arona atualizados!

A SEAT atualizou os seus dois modelos do segmento B, o Ibiza e o Arona. Ambos recebem mais tecnologia e atualizações de imagem.

A casa espanhola acabou de retocar os seus modelos utilitários. Ibiza e Arona recebem mais tecnologia e atualizações exteriores, com este último a estar agora mais perto dos outros SUV da SEAT. Neste caso, a SEAT ousou atualizar um carro que já vendeu mais de 350 mil unidades em todo o mundo. A concorrência aperta e a SEAT mudou o pequeno B-SUV dando-lhe um visual diferente, mais moderno. O Ibiza, o utilitário da SEAT para o segmento B, renovou-se essencialmente no interior.

SEAT Arona recebe atualização

Uma das alterações reside na passagem do nível de equipamento Xcellence para Xperience, uma estreia em toda a gama da SEAT. Esta versão tem uma decoração exterior especifica, ou seja, o para choques tem uma parte inferior pintada de preto e com uma zona cinza prata. Este e os outros Arona recebem um novo para choques onde estão os faróis triangulares com faróis de nevoeiro redondos colocados por baixo dos faróis, quase parecendo um mini CUPRA Formentor.

Os faróis e os farolins passam a ser Full LED de série e como sucede no Leon e no Ateca, o nome do carro passa a ser exibido a meio do portão traseiro numa letra manuscrita. Ainda na traseira, há um novo spoiler e um difusor redesenhado. A SEAT oferece três novas cores (cinzento Caiman, azul Asfalto e azul Saphir) para a carroçaria, três cores contrastantes (preto, cinzento e branco) e novos desenhos para as jantes.

Mais tecnologia no interior

Para o interior, a SEAT decidiu pegar na consola do Ibiza e colocá-la no Arona, com as mesmas atualizações e os mesmos equipamentos do Ibiza. Ou seja, oferece Android Auto e Apple CarPlay, eCall de emergência e informação de tráfego em tempo real. Há comando de voz através de um simples “Hola Hola”. Quanto aos ecrãs, há dois de 8,25 (de série) e 9,2 polegadas (opcional).

No que toca à tecnologia, há novas ajudas ao condutor que incluem o “park assist”, monitorização do ângulo morto e o “travel assist” que usa o cruise control adaptativo juntamente com a manutenção do carro na faixa de rodagem, oferecendo uma condução semiautomática.

Finalmente, as mecânicas são as mesmas que estavam disponíveis desde que a SEAT acabou com o motor Diesel no Arona. Não há a variante de 80 cv do bloco 1.0 litros, começando a gama com o bloco de 95 cv, seguindo-se o de 110 cv. O motor 1.5 litros com 150 cv funciona como o topo de gama. Há uma versão a gás natural com o bloco 1.0 TSI de 90 cv.

SEAT Arona FR. Não é o mais vendido, mas é o nosso preferido!

A moda dos SUV pegou e parece ter vindo para ficar. A gama da SEAT começa com o Arona que se destaca nesta apelativa e dinâmica versão FR.

Ler mais

SEAT Ibiza também com mais tecnologia

Se pensar no jogo do Monopólio, o SEAT Ibiza passou pela casa da partida, recebendo no lugar dos 20 euros, uma remodelação tecnológica e no interior.

As mudanças no exterior são visíveis com uma lupa de generoso aumento: os faróis e os farolins passam a ser Full LED de série e na traseira o nome do carro passa a letra manuscrita e está no meio do portão traseiro. E… pronto! Ah! peço desculpa… as jantes têm novo desenho em 17 e 18 polegadas!

Interior “novinho em folha” para o Ibiza

A conversa é diferente no interior. Este está transfigurado e responde à necessidade de rejuvenescer um habitáculo que começava a dar mostras de envelhecimento. Feito o “stop” ás rugas, surge a nova consola muito semelhante à do SEAT Leon e que foi aplicado, igualmente, ao SEAT Arona.

O conjunto é muito mais moderno, mas a SEAT não resistiu como fez no Arona e suprimiu os botões físicos e isso não parece ser uma grande ideia. Veremos!

Os ecrãs sensíveis ao toque existem em vários formatos: 8,25 polegadas (de série) e 9,2 polegadas (opcional). O carro oferece os sistemas Apple CarPlay e Android Auto sem fios e o reconhecimento de voz “Hola Hola”.

No lado da segurança, o SEAT Ibiza oferece um sistema de condução semi autónoma (Travel Assist) que funciona com o sistema de manutenção na faixa de rodagem e a monitorização do ângulo morto, Junta-se o reconhecimento de sinais e máximos automáticos. O volante também é novo para toda a gama.

Debaixo do capô, não há novidades: a gama começa com o 1.0 MPI com 80 cv, segue-se o 1.0 litros com 95 e 110 cv. O primeiro tem caixa manual de cinco velocidades, os dois últimos com caixa de seis velocidades e opção DSG de dupla embraiagem. O topo de gama será feito com o bloco 1.5 TSI com 150 cv e caixa automática DSG. Há, ainda, uma versão 1.0 de 95 cv alimentada a gás natural.

SEAT Ibiza FR – Manter o bom legado em boa forma!

Equipado com o motor 1.0 TSI de 115 cv e caixa DSG, terá a quinta geração do utilitário espanhol argumentos suficientes para fazer frente à concorrência?

Ler mais

Para qualquer um dos modelos, ainda são desconhecidos os preços e datas de lançamento, embora não se esperam alterações significativas face aos modelos atuais.