Peugeot 205 GTI – A referência dos “pocket-rocket” Franceses!

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Peugeot 205 GTI.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois do Volkswagen Golf GTI, outro clássico a receber a mítica sigla, mas desta vez vindo de França. Um modelo cada vez mais raro, e que tende a aumentar o seu preço, o Peugeot 205 GTI, a referência dos “pocket-rocket” franceses.

Nervoso e divertido!

O Peugeot 205 foi um modelo marcante nos anos 80 e na marca francesa. Com um desenho de rotura face ao que a Peugeot apresentava, o 205 arrancou em 1983 para uma carreira de sucesso. Assim sendo não podia faltar uma versão mais apimentada para satisfazer as pretensões desportivas e também para correr nos ralis. Na sua carreira conta com dois títulos de Campeão do Mundo de Ralis de Pilotos e de construtores.

Desse modo, logo em 1984 nasceu o Peugeot 205 GTI. Equipado com motor 1.6 l com 104 cv muito nervoso e rotativo o 205 GTI assumiu-se rapidamente com um comportamento referencial. Muito ágil e com uma traseira bem divertida o 205 GTI tinha ainda algumas alterações estéticas, a saber: Jantes de 14″ speedline, para-choques diferentes, carpetes vermelhas, bancos desportivos e volante de três raios. Os arcos das rodas eram mais largos e a suspensão mais desportiva, claro!

Em 1987 o motor ganha 10 cv com uma nova cabeça de motor e passa a ter direção assistida em opção. Mais tarde o Peugeot 205 GTI recebe um motor 1.9l e a potência sobe para os 140 cv. Apesar de mais raros, as opiniões dividem-se. Há quem prefira este 1.6 l, mas também há quem tenha preferência pelo 1.9 l. Esteticamente este último diferenciava-se por umas jantes especiais diferentes.

Raro! Muito raro!

A unidade que trazemos hoje partilha espaço com outra máquinas de sonho do stand Paulcar. É nacional, tem 115 cv e apenas 31 000 km. Não faltam as jantes speedline nem o rádio de cassetes! Um achado portanto. De tal forma que lá fora estes carros já se encontram a valores a rondar os 30 mil euros. Aqui, no caso deste, o problema é “convencer” o atual proprietário a vendê-lo. Apesar de se encontrar num stand, pertence a uma coleção particular.

Peugeot 205 GTI anuncio

Todavia, na nossa pesquisa, encontramos uma outra unidade com preço anunciado, mas com uma história bem diferente já que com os seus 204 mil km já terá proporcionado muitos sorrisos a quem o conduziu.

Qualquer um deles era ainda um excelente carro para trazer até um dos nossos eventos de automóveis clássicos, o Classic Cars Tour em junho, ou o Termas Centro Classic Cars em setembro. Se tens um clássico, vemo-nos por lá?

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.