Novo Jeep Compass. Tecnologia, segurança e um novo interior

O Jeep Compass é o primeiro SUV da Jeep introduzido na Europa pelo Stellantis Group, numa linguagem a pensar no mercado do “velho continente”.

A Jeep acaba de revelar a nova gama Compass, onde as novidades chegam aos campos da tecnologia, segurança, sustentabilidade e funcionalidade. E nem mesmo o interior escapou a uma revolução, tudo ao gosto do mercado europeu. Eis as novidades do novo Jeep Compass.

Produzido em Melfi, em Itália, o novo Jeep Compass representa uma afirmação da marca no segmento dos C-SUV. Este é o primeiro SUV da Jeep introduzido na Europa pelo grupo Stellantis. Lançado em 2017, o Compass representa atualmente 40% das vendas da Jeep, onde 1 em cada 4 é um híbrido plug-in. Agora com renovações ao nível da tecnologia, segurança e materiais, o novo Compass promete ir ao encontro das exigências do mercado europeu, mantendo a alma orgulhosamente americana.

A mesma silhueta

No que ao desenho diz respeito, o novo Jeep Compass mantém a mesma silhueta, agora com um design modernizado e mais musculado. Na frente, as novidades começam no grupo ótico, agora Full LED, disposto na extremidade da já lendária grelha Jeep. Abaixo destes, uma nova secção horizontal abre caminho a faróis de nevoeiro, numa construção “estratificada” da frente.

Jeep Compass 80th anniversary 17

Tais elementos luminosos não só conferem um novo visual na dianteira, como reforçam a eficiência e segurança do Compass, com uma luminosidade acrescentada em 100%, comparativamente aos anteriores faróis de Xénon.

Interior é maior novidade

E se no exterior do novo Jeep Compass as diferenças são ténues, o mesmo não se pode dizer do interior. Agora mais espaçoso, o habitáculo sofreu alterações a nível estético e funcional, recebendo novos materiais e acabamentos. O túnel da consola central está disposto numa posição mais elevada e inclui novos espaços de arrumação.

A nível tecnológico, dispõe de um novo painel de instrumentos digital de 10,25″ configurável e um novo sistema de info-entretenimento Uconnect 5 de 8,4″ ou 10,1″. Além da ligação sem-fios a Apple Carplay e Android Auto (de série), este permite ainda integrar funcionalidades da Amazon Alexa, por meio da interface “Home to Car”.

Assim, é possível saber tanto os nível de carga e/ou de combustível, procurar pontos de interesse, localização do veículo ou até mesmo enviar comandos remotos para trancar/destrancar as portas. Além desses, destaque ainda para a navegação TomTom com reconhecimento de voz e serviços de trânsito em tempo real. A partir do nível de equipamento Longitude, equipa ainda estação de carregamento sem-fios para smartphone.

Mais seguro

O novo Jeep Compass é o primeiro modelo Jeep na Europa a oferecer, de série em toda a gama, condução autónoma de nível 2 e a ser equipado com ADAS de última geração. Este inclui reconhecimento de sinais de trânsito, assistência à velocidade, alerta de sonolência do condutor e travagem automática de emergência com reconhecimento de peões e ciclistas.

Jeep Gladiator, a pick-up americana já está disponível em Portugal

A pick-up todo-o-terreno da Jeep já está disponível em Portugal. Várias versões e um motor V6 Diesel, com preços a começar nos 70 mil euros.

Ler mais

No entanto, o destaque vai para a assistência à condução em autoestrada, que permite manter o veículo numa trajetória e velocidade constantes, graças ao cruise-control adaptativo e manutenção no centro da faixa. Contudo, estará apenas disponível a partir da segunda metade do ano, como opcional.

Motorizações para todos os gostos

A gama de motores do novo Jeep Compass conta com opções a gasolina, Diesel e híbridos plug-in (4xe), todos cumprindo as normas Euro 6D Final.

Começando pelos Diesel, o novo Compass passa a contar com uma versão atualizada do 1.6 Multijet (II), agora com capacidade de debitar mais 10 cv face ao antecessor. Agora com uma potência de 130 cv e 320 Nm de binário, vê também a eficiência energética reduzir em 10% nos consumos e menos 11 g/km de emissões de CO2.

Nas versões a gasolina, inclui um motor de quatro cilindros GSE 1.3 l turbo, disponível em dois níveis de potência. O primeiro, com 130 cv e 270 Nm de binário, com transmissão manual de seis velocidades. O segundo, com 150 cv e 270 Nm com transmissão automática DDCT (Transmissão de Dupla Embraiagem a Seco).

4xe. Versões Jeep plug-in chegam aos Renegade e Compass

A sigla 4xe identifica a partir de agora os modelos eletrificados da gama Jeep, como é o caso dos novos Renegade e Compass com tecnologia plug-in.

Ler mais

Por último, a gama de motores fica completa com as versões híbridas plug-in 4xe. Recorrendo ao motor a gasolina GSE 1.3 l turbo no eixo dianteiro, inclui ainda um motor elétrico (com 60 cv e 250 Nm) sobre o eixo traseiro, alimantado por uma bateria de 11,4 kWh. Esta pode ser recarregada durante a condução ou por meio de tomada externa, e permite deslocações entre 47 e 49 km de forma totalmente elétrica (ciclo WLTP).

Graças à combinação de ambos os motores (térmico e elétrico), o Jeep Compass 4xe está disponível em dois níveis de potência, 190 cv ou 240 cv. Este permite acelerações dos 0-100 km/h de apenas 7,5 segundos (dependente da versão) e velocidades máximas de 130 km/h (em modo elétrico) ou 200 km/h (em modo híbrido). Além disso, graças aos motores montados em ambos os eixos, o Jeep Compass 4xe é o único a dispor de tração integral.

Níveis de equipamento

O novo Compass estará disponível em cinco versões de equipamento específicos e com modificações que acrescentam diferentes personalidades ao SUV americado – Sport, Longitude, Limited, S e Trailhawk.

A começar, o Sport conta com jantes de liga-leve de 16”, sistema de info-entretenimento de 8,4”, faróis dianteiros Full LED e sensores de estacionamento traseiros.

Às anteriores, o Longitude acrescenta luzes de nevoeiro LED, jantes de 17”, barras no tejadilho, ar condicionado automático de duas zonas, câmara traseira e painel de instrumentos com ecrã TFT a cores de 7” configurável.

Jeep Compass 2021 5

A versão Limited dispõe, de série, de Cruise Control Adaptativo, jantes de 18”, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com função de estacionamento automático, Keyless Enter & Go, tablier revestido a pele Nappa, painel de instrumentos digital de 10,25” e sistema Uconnect de 10,1”.

Numa vertente de maior requinte, a versão S adiciona luzes Full LED, para-choques e faixas dianteiras da cor da carroçaria, jantes de 19”, portão traseiro de abertura elétrica com mãos-livres e bancos em pele com regulação elétrica em oito posições.

Por fim, a gama é completa com o nível de equipamento Trailhawk para a vertente Todo-o-Terreno com capacidade 4×4 “Trail-Rated”. Suspensão de elevado desempenho com ângulos de ataque de 30,4°, de saída de 33,3°, ventral de 20,9° e distância ao solo de 21,3 cm. Ainda de série, o Trailhawk conta com sistema de controlo de tração com cinco modos “Selec-Terrain”, que inclui um modo específico Rock, exclusivamente desta versão.

Edição especial “80th Anniversary”

A primeira versão do novo Compass a ser lançada no mercado europeu será a série especial “80th Anniversary”. Esta edição comemorativa distingue-se por elementos de estilo exclusivos, como emblemas e jantes de 18”.

Mais especificamente, a versão “80th Anniversary” dispõe de luzes Full LED e de acabamento das jantes em cinza, grelha dianteira, faixa inferior, capas dos retrovisores e barras do tejadilho. Aplicações em Preto Brilhante adornam os painéis inferiores, os guarda-lamas e as molduras do tejadilho e dos faróis de nevoeiro.

Disponível em breve

O novo Jeep Compass pisará o solo nacional já no próximo mês de maio, com preços a serem conhecidos em breve.

Todas as novidades Jeep para celebrar 80 anos de história!

A comemorar 80 anos de história a Jeep revela o novo Compass, novas edições especiais e ainda um novo programa de fidelização para clientes.

Ler mais