Hyundai Kauai N. O B-SUV com esteroides que promete a performance de um desportivo

Chegou a versão desportiva do Kauai. Com 280cv, caixa DCT e autoblocante o Hyundai Kauai N promete dar cartas no segmentos dos B-SUV desportivos. Todos os detalhes neste artigo.

Depois de inúmeros teasers que arrancaram logo em Janeiro, a Hyundai mostra finalmente o novo Kauai N! A versão desportiva do Hyundai Kauai recebe muitas alterações com o intuito de o tornar um SUV, ainda mais divertido de conduzir, principalmente pela dose extra de “esteroides”.

Entradas de ar para arrefecer a mecânica

O Hyundai Kauai N recebe para-choques novos com entradas de ar de grandes dimensões. Aliás, as saias laterais são mais pronunciadas e as jantes crescem para 19″ (com pneus Pirelli Pzero específicos). O símbolo Hyundai muda para o centro da grelha e tem um visual escurecido. Contudo, em estreia encontramos a nova cor Sonic Blue, uma das sete disponíveis no lançamento.

A traseira é dominada pelas duas saídas de escape de grandes dimensões, bem como pelo aileron que integra a terceira luz de stop num triângulo. Além disso temos também frisos decorativos vermelhos em toda a carroçaria.

O Kauai N é um verdadeiro “hot SUV” com o nível de performance de um hot hatch”. Quebra com a regra de que os SUV não podem ser divertidos de conduzir. Sendo um modelo N, vai além dos limites dum SUV “normal”, desenha curvas na pista e é excitante em condução diária.

Albert Biermann President and Head of R&D Division at Hyundai Motor Group

Muita tecnologia no interior, mas não faltam detalhes especiais

Já no interior o Hyundai Kauai N recebe as melhorias que o B-SUV estreou recentemente e que podes ler no nosso ensaio à versão “normal”. O painel de instrumentos é digital e tem 10,25″, tal como o ecrã do info-entretenimento e nele são comandados os cinco modos de condução. Eco, Normal, Sport, N e Custom. Os bancos são desportivos, diretamente trazidos do irmão i30N e podem ser forrados a tecido, pele ou Alcântara.

Também o volante é igual ao i30 N, com os dois botões azuis configuráveis, com a finalidade de programar os modos de condução. Da mesma forma este inclui também as patilhas de comando da caixa de velocidades. As ajudas à condução são as mesmas da restante gama Kauai com alerta de mudança de faixa e de ângulo morto, entre outras. Todavia temos em estreia na divisão N um head-up display.

280 cv e 5,5 s de 0-100 km/h são credenciais!

Assim, e relativamente ao chassis, a Hyundai não precisou de inventar muito para fazer este Kauai N, como tal são muitas as semelhanças com o i30 N. Com uma carroçaria com pontos de solda reforçada, o Kauai N recebe o motor 2.0 l turbo a gasolina com 280 cv e 392 Nm de binário que transferem potência para as rodas dianteiras. Estes permitem-lhe atingir os 240 km/h e chegar aos 100 km/ em 5,5 s. Um pequeno foguete!

Para transmitir a potência à estrada contamos com uma caixa automática DCT de oito velocidades com embraiagem “wet”. A velocidade de passagem das velocidades é regulável e o modo manual não comuta a mudança automaticamente. A Hyundai permite também que se desligue a função creep que faz o carro andar para a frente quando se tira o pé do acelerador. Não só o autoblocante mecânico de controlo eletrónico está presente, bem como a suspensão regulável e o Boost, denominado N Grin Shift. Os travões foram naturalmente majorados. Todas estas funções encontram-se também no facelift do i30N.

Novo Hyundai i30 N – Caixa automática e… mais potência!

O Hyundai i30N saiu em 2017, mas recebe agora um facelift tal como a restante gama. A nova caixa N-DCT é a novidade, mas há mais para saber neste artigo.

Ler mais

O Hyundai Kauai N chega a Portugal durante o ano de 2021 e nesta fase ainda não são conhecidos preços.