Escape Livre entrega Prémio TBM uma vez mais no Dia Mundial do Sorriso

Este ano, o Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, de 1000€, foi ganho pelo Centro de Acolhimento São João de Deus, na Guarda.

A edição 2021 do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques foi ganha pelo Centro de Acolhimento São João de Deus, instituição particular de solidariedade social da Guarda. No Dia Mundial do Sorriso o Clube Escape Livre e os parceiros institucionais da Cápsula do Tempo, em cerimónia ao ar livre com as regras sanitárias em vigor, entregaram este prémio solidário.

Distribuído anualmente a uma IPSS da Guarda, foi instituído em 2014 e assinala o aniversário da inovadora iniciativa Cápsula do Tempo Guarda 2050. Desde há cinco anos tem o importante patrocínio dos Transportes Bernardo Marques.

A decisão do júri, após cuidada ponderação e quase por unanimidade, decidiu contemplar o Centro de Acolhimento São João de Deus, localizado no bairro de São Domingos na cidade mais alta, que vai utilizar o valor do prémio para custear a instalação de rede wi-fi no edifício II da instituição.

Estrutura residencial para pessoas idosas, tem capacidade para 129 utentes recebidos e cuidados com o carinho e atenção que é exigido pelos idosos. E é nesse sentido que o Centro de Acolhimento São João de Deus colocará os 1.000 euros do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques ao serviço dos seus utentes.

Os responsáveis pela instituição agradeceram a entrega do prémio, destacando o facto da “a atribuição deste valor pecuniário é de grande importância para a concretização deste nosso objetivo, dado que as finanças da instituição foram abaladas com os custos do surto pandémico que enfrentámos.”

Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques 2021 50

O prémio vai ser utilizado para instalar internet no Centro!

A concretização do projeto de instalação de internet sem fios “será executada logo que tenhamos em mãos o estudo e o orçamento do projeto”. Na certeza que “a possibilidade de os idosos serem postos em contacto com os seus familiares através de meios informáticos dá-lhes uma enorme satisfação, pois reduz os efeitos do isolamento e da solidão que se agravou com a pandemia. Obviamente que esta possibilidade gera alegria e traduz-se em grandes sorrisos!” Conclui a Irmã Adelaide Gonçalves, do Centro de Acolhimento São João de Deus.

“Temos orgulho da Transportes Bernardo Marques continuar ligada a esta iniciativa da Cápsula do Tempo e alargar a nossa responsabilidade social para lá das 350 pessoas que empregamos. É um projeto de futuro e ambicionamos manter com o nosso apoio.”

Para Bernardo Marques, gerente da empresa Transportes Bernardo Marques
Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques 2021 91

O Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques representa a componente solidária da iniciativa Cápsula do Tempo – Guarda 2050 e vai continuar ativo até essa data, sendo as IPSS convidadas a apresentar a sua candidatura ao prémio de mil euros para aplicação em projetos que sirvam os utentes. É sempre entregue no dia 28 de abril, o Dia Mundial do Sorriso.

“O valor acrescentado do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques nestes tempos de pandemia é significativo para qualquer IPSS, pois os impactos sentidos nas suas finanças são tremendos. Para o Clube Escape Livre é um dever social que nos orgulhamos de cumprir anualmente e para o qual contamos com uma empresa de excelência da Guarda.”

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre

O oitavo aniversário da Cápsula do Tempo continua as suas comemorações no dia 1 de julho com um programa a divulgar em breve.

A LocalVisão esteve presente na entrega do valor na encosta do Tempo, junto à Cápsula do Tempo.