Civic Type R juntam-se aos Citroën C1 em nova competição

Em 2022 arranca mais uma competição. A Civic ATOMIC Cup faz regressar os Honda Civic Type R para devolver emoção às pistas nacionais.

Depois dos Citroën C1 que preenchem as pistas nacionais desde 2019, e da Single Seater Series, a única competição de fórmulas em Portugal, a Motor Sponsor acaba de revelar mais um projeto para 2022 e que pretende trazer de volta às pistas os rápidos e desafiantes Honda Civic Type R. Tendo nós integrado a grelha da primeira temporada do Troféu C1, estamos muito curiosos com o novo Troféu.

Com o anúncio feito pela Motor Sponsor, pilotos e equipas podem, desde já, começar a prepararem-se para competir na Civic ATOMIC Cup. O mais novo projeto criado em Portugal vai ter duas ou quatro corridas, de 25 minutos cada, por jornada. Arrancará em 2022 e as equipas podem ser constituídas por um máximo de dois pilotos.

Honda Civic Type R de regresso às pistas

Os carros escolhidos são os Honda Civic (EP3) Type R, versão comercializada entre 2001 e 2006, e que aliás já preencheram as pistas nacionais em 2004, aquando da Honda BPI Cup que lançou vários pilotos. Só por si, os irreverentes modelos da marca japonesa já são rápidos. Mas para entrarem em pista, recebem um conjunto de atualizações. Entre elas, o autoblocante Quaife, amortecedores de corrida Bilstein, linha de escape de rendimento e o obrigatório arco de segurança com homologação FIA.

As alterações introduzidas fazem com que os futuros participantes tirem o máximo partido do motor dois litros do Civic da ATOMIC Cup. Este apresenta uma potência de 197 cv, com 196 Nm de binário. Essa potência é transmitida às rodas por uma caixa manual de seis velocidades e a velocidade máxima chega aos 235 km/h. A aceleração dos 0 aos 100 km/h demora, apenas, 6,6 segundos.

Duas hipóteses para competir

Ao contrário do que aconteceu com o Troféu C1, onde após a aquisição do carro, todas as equipas tinham de tratar da sua preparação para homologar o carro para o Troféu, a nova Civic ATOMIC Cup tem duas hipóteses de participação. A primeira passa por adquirir um Honda Civic Type R (EP3), e adquirir o kit de competição no valor de 3750€ + IVA à ATOMIC, parceiro da competição e que dá o nome à mesma.

A outra passa por adquirir à organização, a cargo da Motor Sponsor, um Honda Civic Type R pronto a correr. Esta solução “chave na mão” tem um valor de 15 mil euros.

Em 2021, entramos no terceiro ano do Troféu C1. Apesar de ser para manter durante mais anos e de continuar a ser um sucesso ao ter a maior grelha de troféu monomarca, do mesmo modelo, em Portugal, temos tido vários pedidos dos nossos Pilotos para criarmos algo com mais potência. Depois de analisarmos várias opções, decidimos optar pelo Honda Civic que é um carro que tem uma relação custo/performance imbatível. A juntar a isso, os Civic Type R são carros muito fiáveis. De qualquer forma, para os azares, o preço a que se arranja material para estes carros é também impressionante. Apesar de ser só para começar em 2022, quisemos apresentar esta iniciativa com antecedência para que as Equipas tenham tempo de preparar tudo. Não podemos deixar de agradecer à TRS e à ATOMIC a forma como deram tudo para que este projeto seja uma realidade

André Marques, Motor Sponsor

Competição arranca em 2022

Para tornar o projeto Civic ATOMIC Cup viável foi imprescindível a associação de dois parceiros, a TRS e a ATOMIC Shop. Se a Motor Sponsor tem a responsabilidade de colocar a competição na pista, ao fazer a gestão desportiva e regulamentar, a TRS tem mais de uma década de experiência com carros japoneses como estes Type R que vão correr na Civic ATOMIC Cup. Por seu lado, a ATOMIC está neste projeto para aplicar o vasto conhecimento na comercialização de produtos de performance e competição em vários países europeus, entre os quais, Portugal.