Citroën C5 X. O regresso! Berlina, carrinha e crossover num só…

A Citroen prepara o lançamento do C5 X, um três em um inédito no mercado. A chegada está prevista apenas para 2022!

Conforme foi afirmado na apresentação virtual, o Citroen C5 X tem como objetivo “trazer mais vida” ao segmento que abandonou há quatro anos com um carro pouco convencional. O X que aparece, agora, juto do nome, deixa claro ao que vem a Citroen com este C5. Este é um crossover que abraça no mesmo carro um SUV, uma carrinha e uma berlina, atravessando três segmentos essenciais do mercado.

É um carro que marca o regresso da Citroen ao segmento onde criou o fabuloso DS que ainda hoje é admirado por todos. Mas também nos ofereceu o XM e o CX, sendo que este último serviu de remota inspiração para o C5 X tal como o GS serviu de fonte de inspiração para o C4.

Chega em 2022

Chegará ao mercado apenas em 2022 com uma escolha de motores a gasolina ou híbrido plug-in, destacando-se a ausência de motores a gasóleo. Para o Citroen C5 X, a marca francesa deu prioridade não só ao conforto, mas também à capacidade de devorar quilómetros, tal como já se verifica no novo Citroen C4.

Feito com base na mesma plataforma do Peugeot 508, o C5 X não é exatamente igual. Porque se tem os batentes hidráulicos já conhecidos – e a versão híbrida tem mesmo amortecedores pilotados com três regulações diferentes para recuperar o “tapete voador” do DS e do CX – o eixo traseiro prescinde das rodas independentes multibraços em favor de um mais barato, mais simples e eficaz eixo de torção.

citroen c5x 87

Citroën C4 está de regresso e chega com grandes ambições!

O novo Citroën C4 já está disponível no mercado nacional. A berlina com inspiração SUV promete chegar ao top do segmento como referência no conforto.

Ler mais

As características principais

O Citroen C5 X tem jantes de grandes dimensões que preenchem as cavas das rodas protegidas por plástico preto. Desta forma, e como dissemos acima, oferece um carro com a altura ao solo de um SUV, o espaço e a bagageira de uma carrinha e a elegância de uma berlina.

Alguns dos detalhes do estilo do Citroen C5X, principalmente o desenho dos faróis LED, são inspirados pelo protótipo CXperience revelado em 2016. Com ele partilha, igualmente, a linguagem de estilo “Advanced Comfort”. Este, é bem visível, também, no interior do C5 X que destaca os bancos Advanced Comfort, generosa habitabilidade, tecnologia e sobriedade nos revestimentos. No centro da consola está um ecrã de 12 polegadas sensível ao toque que controla um novo sistema de info entretenimento, com controlo por voz, atualizações via internet, tomadas USB e um “head up display” a cores.

Espaço e conforto

Com uma distância entre eixos de 2,785 m, o Citroen C5 X coloca a ênfase no espaço interior, na praticabilidade e, também, na capacidade da bagageira. Mantendo um generoso espaço no banco traseiro, o C5 X oferece uma bagageira com 545 litros. Esta inclui um portão com abertura elétrica e uma base de acesso baixa. Um tejadilho panorâmico e vidros laterais acústicos, combinam-se para um ambiente interior agradável para viver.

As ambições da Citroen para o C5 X são elevadas. A casa francesa prevê que 25% dos compradores venham das carrinhas e 21% das berlinas e 15% dos SUV. Tudo graças a um carro que pretende ser um três em um.