Bridgestone desenvolve pneus para o Lightyear, o primeiro carro elétrico solar!

O Lightyear One tem o melhor coeficiente aerodinâmico de sempre, e conta com os Bridgestone Turanza Eco para minimizar o atrito ao rolamento

O desafio foi colocado pela Lightyear, empresa holandesa de mobilidade inovadora que vai lançar no final do ano o One, primeiro veículo elétrico solar do Mundo, equipado com pneus Bridgestone. A escolha da Bridgestone para lançar o desafio de fornecer pneus para o primeiro carro elétrico solar foi aceite e a casa japonesa pegou nos mais de 90 anos de experiência para criar os Bridgestone Turanza Eco com tecnologia Enliten.

De um lado temos o Lightyear One, um carro que rompe recordes. Sendo um modelo 100% elétrico oferece uma autonomia de 725 km vindos de uma bateria que é carregada através da luz solar captada por um enorme painel solar, minimizando as emissões de CO2 na utilização, mas sobretudo, a montante na produção de energia elétrica.

Bridgestone escolhida pelos consumidores pelo 4ºano consecutivo

Pela 4ª vez consecutiva a Bridgestone foi a escolhida entre seis fabricantes, vencendo o Prémio Cinco Estrelas na categoria Marca de Pneus.

Ler mais

Tudo pensado ao detalhe

O Lightyear One tem o melhor coeficiente aerodinâmico de qualquer modelo de produção em série, o que permite baixar o consumo de eletricidade. Para conseguir os níveis de eficiência a que se propôs, a Lightyear precisava de um pneu com mínima resistência ao rolamento e peso baixo.

A Lightyear encontrou essas borrachas na Bridgestone que vai fornecer o Turanza Eco com a tecnologia Enliten e ologic. Ambas dedicadas a reduzir o peso através da utilização de menos matérias primas ao longo do processo de fabrico e, também, esculpem a banda de rodagem inovadora.

Turanza Eco

Assim sendo, os pneus Turanza Eco terão marcação na banda lateral “Bridgestone EV” (que marca os pneus feitos para veículos elétricos) e permitem que o Lightyear One alargue a autonomia para valores só possíveis se o carro holandês tivesse uma bateria maior.

Bridgestone Lightyear min

Ou seja, vale uma redução de peso superior a 90 kg. O próprio pneu, graças á construção e aplicação de uma nova tecnologia de mistura, tem menos um peso inferior 10% face a um pneu 175/60 R19, a medida que usa o Lightyear One. A Bridgestone usou, também, a tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus. Esta tecnologia permite uma modelação precisa do desempenho de um pneu sem ter de o produzir e testar fisicamente. São 40 mil quilómetros em testes que são poupados, levando a uma redução do tempo de desenvolvimento até 50%.