Audi Q4 e-tron chega em dose dupla! Tudo sobre o novo elétrico da Audi.

Chegou o novo familiar elétrico da Audi e em dose dupla! Os Q4 e-tron e e-tron Sportback chegam já em Junho. Todos os detalhes neste artigo.

Depois do lançamento do seu primeiro elétrico, o e-tron, e da recente apresentação do e-tron GT, a Audi mostra agora o Audi Q4 e-tron. Disponível em duas variantes “normal” e Sportback, o Q4 e-tron assume a base da gama elétrica do construtor alemão. Assente na plataforma MEB que partilha com o Volkswagen ID.4, o Skoda Enyaq e o Cupra Born, o Q4 e-tron é produzido na fábrica alemã de Zwickau.

Imagem de família e assinatura LED

Assim sendo, o Q4 e-tron assume uma grelha frontal de grandes dimensões e apresenta ainda a típica assinatura LED da Audi. Similarmente esta estende-se também à traseira, com uma fita de LED a todo o comprimento da mesma. Igualmente a versão Sportback do Q4 e-tron recorre à receita habitual, apresentando um tejadilho descendente e uma bagageira de tipo hatchback. Existem três versões de equipamento, a saber: Base, Advanced e S-Line, sendo que este reforça o visual desportivo exterior, com para-choques e jantes específicas. Relativamente à suspensão na versão S-Line, a mesma é rebaixada em 5 mm e é possível montar suspensão eletrónica.

Assim, o interior é exatamente igual no Q4 e-tron e no Sportback. Segundo a marca promete oferecer boas quotas de espaço, em virtude da distância entre eixos de 2760 mm num comprimento total de 4590 mm. Analogamente, o tablier recorre ás linhas angulosas que vemos na gama atual da Audi e temos comandos separados para a climatização. O painel de instrumentos recorre a um ecrã de 10,25″ e o MMI tem, em opção no final do ano, um ecrã com 11,6″ com o intuito de agrupar todas as funções da navegação e do info-entretenimento. Além disso temos Apple Carplay e Android Auto sem fios. Em estreia encontramos o head-up display com realidade aumentada e a bagageira anuncia 520 litros de capacidade.

Tracção integral em estreia

Aquando do seu lançamento, o Audi Q4 e-tron terá três versões disponíveis, a saber:

Q4 35 e-tron, com uma bateria de 52 kWh, 170 cv, 310 Nm de binário, que acelera até aos 100 km/h em 9 s, atinge os 160 km/h e tem uma autonomia máxima de 341 km WLTP.

Q4 40 e-tron, no qual a bateria sobe para 77 kWh, 204 cv, 310 Nm, 0-100 km/ em 8,5 s e uma autonomia de 520 km WLTP.

Posteriormente, e no topo da gama, encontramos o Q4 50 e-tron quattro, que estreia um motor elétrico adicional na dianteira (daí a tração integral Quattro), e mantendo a bateria de 77 kWh incrementa potência e binário para 299 cv e 460 Nm, respetivamente. As prestações também evoluem, com os 0-100 km/h em 6,2 s e uma velocidade máxima de 180 km/h. A autonomia máxima desce para os 488 km WLTP.

O Audi Q4 e-tron pode ser carregado em corrente AC com uma potência máxima de 7,2 kW, no 30 e-tron ou de 11 kW nos outros modelos. Nos carregadores rápidos DC a potência máxima de carga é de 125 kW e, em opção, é possível equipar o Q4 com bomba de calor.

No verão em Portugal

O Audi Q4 e-tron chega a Portugal em junho ao passo que o Sportback chega em setembro. O importador da Audi, a SIVA, já abriu um site onde é possível fazer pré-reservas com um sinal de 1500 € através deste link. Simultaneamente anunciou também os preços do Audi Q4 e-tron em todas as versões, e que podes ver abaixo:

Audi Q4 Preços

Audi Q4 e-tron.⚡ A melhor receita elétrica do grupo VW !?

Depois do VW ID.4 e do Skoda Enyaq, agora deitamos as mãos ao Audi Q4 e-tron para perceber todas as diferenças. Será a melhor opção?

Ler mais