Alfa Romeo 6C 2500. Quando o luxo era regra!

Mais uma adição à “nossa garagem”. Todas as semanas trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Alfa Romeo 6C 2500.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido o Ford Focus RS500, esta semana trazemos um clássico que tem tanto de especial, como de raro. O Alfa Romeo 6C 2500.

Motor nascido para competir

No início do século XX a Alfa Romeo posicionava-se exatamente no topo do mercado automóvel. Com um palmarés importantíssimo na competição e os melhores engenheiros italianos a trabalhar para si, a marca de Arese tinha prestigio e estatuto ímpares. Portanto, não lhe faltavam clientes abastados e pilotos privados com interesse em adquirir os seus produtos. Um desses engenheiros era Vittorio Jano, que se ocupava dos motores.

Em 1927 lançava um motor seis cilindros em linha com dupla árvore de cames à cabeça e 1.5 l. Este foi fulcral no palmarés desportivo da marca (Mille Miglia, Targa Florio, etc) até à II Guerra Mundial. Nesse terrível período, e com a sua fábrica quase destruída, a Alfa Romeo só conseguiu retomar a produção em 1946.

Contudo tinha o modelo perfeito para isso, o 6C 2500. Lançado em 1938, mesmo antes da guerra começar, o 6C 2500 via o motor concebido por Jano alargado para os 2.5 l de cilindrada existindo em versões de um ou três carburadores Weber (90 ou 110 cv).

O artesão Pinin farina

Este Alfa Romeo, assente num chassis de longarinas e com suspensão independente ás 4 rodas (nos anos 30!) podia ser comprado com três distâncias entre eixos, Turismo, Sport, e Super Sport (entre 3,2m e 2,7m) para maior agilidade. Como era normal na época, alem da carroçaria “própria” a Alfa Romeo vendia chassis a carroçadores para serem carroçados. Um dos mais conhecidos que os recebeu foi Battista Farina, para sempre conhecido como Pinin farina.

Esta unidade que aqui trazemos hoje é uma das 383 que foram produzidas até 1951. Uma versão 6C 2500 Sport Cabriolet de 1949, vendida originalmente em Portugal pela Mocar. Segundo o vendedor, é aliás o único exemplar que existe em Portugal. Ainda assim e infelizmente, esta unidade conta com volante à direita.

Alfa Romeo 6C 2500 S Cabrio Anuncio

Escolha da mais distinta clientela, os Alfa Romeo 6C 2500 Cabrio PininFarina representam a Alfa Romeo do inicio do século XX, no topo do luxo e da performance da época. É um daqueles clássicos de valor quase incalculável mas uma peça de museu praticamente única nos dias de hoje. Ainda que o preço não esteja anunciado, calculamos que este exemplar deverá rondar um valor superior a 250 mil euros!

Era ainda um excelente carro para trazer até um dos nossos eventos de automóveis clássicos, o Classic Cars Tour em junho, ou o Termas Centro Classic Cars em setembro. Se tens um clássico, vemo-nos por lá?

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.