3… 2… 1… Ação! O “regresso” do Clube Escape Livre em 2021

O Clube Escape Livre já apresentou o seu calendário de atividades para 2021, fica a conhecer todos os detalhes do que temos preparado!

Após cancelamentos e adiamentos ditados pela pandemia, e quando o país procura desconfinar por etapas, o Clube Escape Livre, de forma cautelosa e progressiva, vai regressar ao terreno. Esta semana apresentou um plano de atividades diversificado a par de novos projetos, numa sessão encerrada com palavras de elogio da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, que se associou ao momento na cidade mais alta de Portugal.

O Clube Escape Livre não se ajoelhou perante a pandemia e com enorme resiliência e coragem desenhou um completo calendário de atividades para 2021 recheado com três sabores: eventos desportivos, passeios todo-o-terreno e projetos especiais.

Mantendo a tradição, mas agora com todas as regras sanitárias em vigor, jornalistas, patrocinadores e parceiros do Clube Escape Livre conheceram o programa de atividades para 2021 divulgado em Conferência de Imprensa no Cineplace do Centro Comercial La Vie, na Guarda.

O meu bem-haja pelo convite, pela dimensão e ambição que o Clube Escape Livre tem e o meu bem-haja por essa capacidade de, em tempos difíceis, nos trazer este sinal de esperança. É esta ambição e exemplo do Escape Livre que temos de seguir, nós autarcas, associações e cidadãos, ter esta visão com os pés assentes na terra, mas projetados no horizonte e no céu como limite.

Presidente do Município da Guarda, Carlos Monteiro

Um evento de suma importância para o Clube Escape Livre, não só pela apresentação de 18 atividades que preenchem o calendário de 2021, mas pela demonstração inequívoca de resiliência da coletividade durante mais de um ano decorrido desde a chegada da pandemia de Covid-19.  

Bem-haja por trazer as pessoas a estes territórios onde a qualidade dos espaços de alojamento é muito boa, a gastronomia é excelente e também a originalidade de todas as tradições se junta à singularidade destes lugares onde se podem ter experiências únicas. Por isso, fica o meu incentivo à continuação desta meritória ação na promoção e valorização do potencial do interior. A dinamização das atividades turísticas no interior tem e assume uma enorme relevância para o desenvolvimento do território e para a valorização do interior, em especial em momentos de grande exigência como o que decorre da pandemia. Mas a tenacidade e a resiliência do Clube Escape Livre são bem conhecidas e ficam evidenciadas pelas inúmeras iniciativas e novidades apresentadas.

Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira
CEL Agenda 2021 141

Fechámos o primeiro trimestre completamente a FUNDO! Obrigado!

Os resultados do primeiro trimestre de 2021 exigem-nos um agradecimento não só a todos desse lado, como à equipa Escape Livre.

Ler mais

As atividades

E o programa de atividade do Clube Escape Livre não poderia começar da melhor maneira se não com a entrega do Prémio Solidário Transportes Bernardo Marques, no dia 28 de abril, no valor de 1.000€ e que será entregue a uma IPSS da Guarda. Significativamente, no Dia Mundial do Sorriso porque no Clube Escape Livre o sorriso é permanente e contagiante!

No dia 1 de julho será comemorado o 8º aniversário da Cápsula do Tempo – Guarda 2050, uma iniciativa que celebrou o 40º aniversário do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o mundo automóvel em Portugal. A data será assinalada com diversas iniciativas que promovem o debate e a divulgação da região.

Dedicado aos amantes dos Clássicos, o Classic Cars Tour decorrerá de 18 a 20 de junho, com a tradicional dupla vertente de Regularidade Histórica e Passeio Turístico. Um verdadeiro desfile da história automóvel em Portugal e no mundo. Desfile que poderá continuar já na segunda edição do “Termas Centro Classic Cars” agendado para de 10 a 12 de setembro. Um evento de puro prazer na descoberta das Termas do Centro de Portugal e na gastronomia da região, ao volante de carros clássicos.

O sucesso adquirido pela excelência da organização do Clube Escape Livre levou ao reforço da aposta na vertente de competição pura e dura, onde se destaca o regresso do Guarda Racing Days, após a pandemia de Covid-19 ter forçado a anulação da edição de 2020. Decorrerá nos dias 10 e 11 de julho e é uma forte aposta do Município da Guarda assegurando grande espetáculo desportivo que já conta com o interesse de grandes nomes como: Alexandre Borges, vencedor da primeira edição, Rui Sousa e Fernando Peres, campeões nacionais, David Spranger, Pinto dos Santos, e o piloto da Guarda, António Matias, para além das equipas ARC Sport e Milfa.

Segue-se a 22ª edição do Slalom Sprint de Castelo Rodrigo (24 e 25 de julho) e da 5ª edição do Drift de Pinhel (21 e 22 de agosto), ambos a pontuarem para as respetivas competições nacionais.

A vertente todo-o-terreno é a que tem mais peso nas atividades do Clube Escape Livre em 2021. Destacamos a 11ª edição do Raid do Bucho e Outros Sabores, que se realiza no mês de maio com a caravana a apreciar a gastronomia local, a beleza das paisagens serranas e a cultura oferecida em doses generosas com visitas a museus e a recriação histórica das invasões francesas.

Novidade de 2020, o passeio Nos Caminhos das Gravuras Rupestres surpreendeu e regressa para um percurso que bordeja as margens dos rios Côa e Douro e mostra a riqueza gastronómica e histórica em programas de dois dias servidos nos últimos dias de julho e primeiros de agosto.

O mês de outubro será recheado de iniciativas com a realização do Mercedes-Benz 4MATIC Experience – Caminhos de Santiago, da 18ª edição do Off Road Bridgestone/First Stop – Centro de Portugal e da 10ª Aventura Dacia 4×2. A primeira destacará a visita à Porta Santa da Catedral de Santiago, aberta pela primeira vez após 11 anos de interregno e por isso será aventura marcante do Clube Escape Livre em 2021. A segunda é um passeio exclusivo para os sócios do Clube Escape Livre e do Automóvel Club de Portugal. Quanto ao passeio dedicado aos proprietários Dacia Duster 4×2 e 4×4 e Sandero Stepway, celebrará 10 anos de intenso sucesso em plena serra da Estrela.

O altamente concorrido, o She’s Mercedes Off Road Experience, dedicado às condutoras de modelos Mercedes-Benz, entra na sua 4ª edição e passará pelas espetaculares paisagens de uma serra da Estrela banhada pelo outono entre os dias 12 a 14 de novembro. O calendário de atividades do Clube Escape Livre encerra-se com a 5ª edição do Raid TT Vinhos Beira Interior que terá como pano de fundo a bela vila de Pinhel e um percurso inédito e desafiador que será compensado com a prova dos melhores néctares da Beira Interior e uma gastronomia de deixar água na boca.

Quatro grandes novidades para 2021

O Clube Escape Livre tem tradição de lançar novidades, mesclando lazer com cultura, gastronomia com percursos intensos. Para 2021, há quatro novidades muito importantes que foram reveladas na conferência de imprensa de apresentação do Programa de Atividades 2021.

José Saramago escreveu o livro “A Viagem do Elefante”, que relata a viagem de um elefante, chamado Salomão, oferecido por D. João III ao seu primo Maximiliano II, Arquiduque da Áustria. Ora, o Clube Escape Livre vai recriar essa viagem num passeio de todo-o-terreno de Lisboa a Figueira de Castelo Rodrigo, num percurso desenhado a bordo do excelente Vitara da Suzuki, marca oficial do “Caminho de Salomão”.

Percorrer as magníficas estradas nacionais que passam pela região da Beira Interior é a proposta das Rotas de Portugal com SEAT. A estreia será com a N18, cujo quilómetro zero está na Guarda e termina em Ervidel, no Alentejo. Seguir-se-ão, sempre ao volante de um SEAT, as estradas EN221, EN16 e EN17 na iniciativa “Rotas de Portugal com SEAT”.

O Clube Escape Livre está atento à evolução da mobilidade elétrica e com a chancela da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e o apoio da Mercedes-EQ – divisão elétrica da Mercedes Benz, vai realizar a 1ª Volta Elétrica a Portugal. Vários jornalistas vão estar a bordo do EQA da Mercedes-EQ, acabado de chegar ao mercado nacional, percorrendo Portugal de lés a lés por algumas das mais belas e espetaculares estrada nacionais. Testando, ao mesmo tempo, a rede nacional de carregamento.

Neve em Lisboa no mês de agosto?! A rica história do nosso país secular diz-nos que há mais de 400 anos, mais precisamente em 1614, começaram a ser transportados, diariamente, da serra da Estrela para a capital do império, entre 450 e 600 quilos de neve! Uma forma medieval de ter água fresca que, hodiernamente, é conseguida com os refrigeradores. Dar Neve a Lisboa, esta verdadeira aventura encaixa no espírito do Clube Escape Livre e por sugestão de Carvalho Rodrigues, cientista natural de Casal de Cinza, no concelho da Guarda, vai ser recriado todo o processo. No entanto, desta feita, com o transporte a ser feito com a potência dos cavalos modernos dos veículos todo-o-terreno.

A intensa atividade a que nos propusemos, depois de todas as dificuldades vividas, em 2020 é um enorme esforço de toda a equipa, mas sabemos que os nossos associados e participantes nas iniciativas estão sedentos de se reunir com a natureza, com a gastronomia e com a evasão após mais de um ano de uma pandemia e de confinamentos. O reconhecimento que recebemos a cada ano é a motivação que nos mantém resilientes e firmes na intenção de continuar a ser a bandeira de divulgação da Guarda e das regiões que acolhem os nossos eventos. Cumprir todo o nosso calendário de atividades, respeitando escrupulosamente as regras de segurança, será a nossa quota parte de vitória sobre este vírus que abalou a vida de todos nós.

Presidente do Clube Escape Livre, Luís Celínio
Apresentação Atividades 2021 Escape Livre 162

Fique aqui com a reportagem da Local Visão sobre a apresentação do calendário de atividades que decorreu esta semana na Guarda.