Yaris Cross, o “mini RAV4” da Toyota para a selva urbana

Toyota revela o seu novo SUV híbrido do segmento B, o Yaris Cross. Apresenta características exteriores mais robustas de um verdadeiro SUV.

O Toyota Yaris Cross assume-se como SUV e para isso conta com tração integral. Seguindo a tendência de mercado dos SUV, o Yaris dispõe assim de uma versão mais “musculada”. Após a revelação do modelo em 2020 na versão Luxury, juntam-se duas novas versões, a Adventure e a Premier Edition.

O novo Toyota Yaris Cross tem uma posição de condução mais elevada e maior distância ao solo, especificações de um verdadeiro SUV. A plataforma permite uma elevada rigidez da carroçaria e baixo centro de gravidade, garantindo assim uma condução mais ágil e segura.

A motorização eletrificada com a tecnologia híbrida está disponível em todas as versões do Yaris Cross. Tem como base o sistema de quarta geração com motor de 1.5 litros com uma potencia combinada de 116 cv estreada no Yaris Hybrid. As luzes dianteiras e traseiras do Yaris Cross apresentam-se em LED e incluem piscas sequenciais na parte traseira, bem como frisos laterais com emblema Yaris Cross.

Tração integral elétrica inteligente

O novo Toyota Yaris Cross é o primeiro SUV compacto a ter como opção o sistema de tração elétrica inteligente, o AWD-i. O sistema muda automaticamente de tração dianteira para tração integral dependendo das condições da estrada, a fim de tornar a condução mais segura em situações mais adversas. Dispõe ainda mais de um seletor com dois modos de tração, o Trail e Snow. O sistema de tração é leve e compacto, dessa forma, ajuda a não comprometer os consumos do modelo híbrido.

Versão para aventuras fora do ambiente urbano

Foram apresentadas duas novas versões do Toyota Yaris Cross, a Premier Edition, que estará disponível apenas nos primeiros 12 meses de venda do modelo e a Adventure, a mais “musculada” do modelo. A Premiere Edition é a mais bem equipada das versões, com bancos em pele exclusivos e jantes em liga leve de 18 polegadas. Esta versão conta com a porta da bagageira elétrica com sensor de movimento, “head-up display”, sistema de som JBL e está disponível, de série, com várias combinações de cores. É previsto que esta versão chegue a Portugal no último trimestre de 2021.

Toyota Yaris repete o feito e vence troféu “Car of the Year” 2021

Em mais uma edição do Car Of The Year, o novo Yaris levou a melhor e arrecadou o prémio para a Toyota pela segunda vez.

Ler mais

Prevista para Portugal em 2022, a versão Adventure realça a robustez do novo modelo como crossover. Assim sendo inclui de série, um conjunto de barras de tejadilho prateadas e jantes em liga leve de 18 polegadas com acabamento em cinza escuro. O habitáculo conta com acabamentos “piano black” e um forro de tejadilho na cor preta. Os bancos são em pele sintética e apresentam um bom apoio lateral, com assinatura de Yaris Cross.

Tecnologia a bordo

A conectividade com o veículo é feita sem fios através do Toyota Smart Connect. Dispõe de um ecrã de 9″ onde as atualizações dos mapas são realizadas por cloud. Dessa forma, recebe informações de trânsito em tempo real e pesquisa de pontos de interesse online. Através da aplicação de smartphone MyT é possível enviar planos de viagem, gerir os controlos de temperatura a bordo, antes de entrar no carro, bem como fechar e trancar o carro remotamente.

O Toyota Yaris Cross foi projetado para o mercado europeu, sendo assim fabricado na fábrica da Toyota em Valenciennes, França. Em suma, o modelo estará disponível em Portugal, no último trimestre de 2021, não se sabendo ainda preços.