Renault 5 GT Turbo ou GTT para os amigos. Um clássico de emoções!

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Renault 5 GT Turbo!

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido o Jaguar F-Type Coupé R, um moderno Jaguar que também recorda outros tempos, esta semana voltamos aos clássicos!

Fazer muito… com pouco!

A receita é conhecida e nem foi a Renault que a criou. A partir de um utilitário de grande volume, neste caso o Renault 5, usar alguns componentes que já existiam, montar um motor mais potente, algumas alterações na suspensão, um kit estético mais atrevido sem nunca esquecer os autocolantes, uns bancos desportivos… E voilá!

Assim nasceu o Renault 5 GT Turbo, GTT para os amigos… um dos muitos pocket rocket dos anos 80(!) que nos fez sonhar.

O motor era o 1.4 l de oito válvulas que vinha dos anos 60, mas aqui ajudado com um turbo Garrett e um intercooler, posteriormente refrigerado a água. Os 118 cv não parecem muito, mas o 5 GT Turbo era muito leve, com apenas 850 kg. E estes motores eram fáceis de “vitaminar“. Deste modo as prestações eram bem interessantes, com 7,5 s nos 0-100 km/h. Claro que o turbo lag fazia parte da experiência!

Renault 5 marca a história do Escape Livre

O Nuno diz que ainda se recorda dele quando andava em testes nas mãos da equipa do Escape Livre. Aliás, o Renault 5 foi um dos primeiros carros a ser ensaiado pela equipa do Escape Livre, em 1973 para o Programa Escape Livre! Na altura, ainda nenhum membro da equipa tinha carta de condução. Outros tempos… O ensaio foi feito na fábrica das então Indústrias Lusitanas Renault, sediada na Guarda.

Com um relevante historial na competição, quer no troféu Renault 5 quer nos ralis de iniciados, o Renault 5 GT Turbo ganhou nos últimos anos um estatuto de carro de culto, o que se tem vindo a refletir nos valores de mercado.

Esta unidade que aqui trazemos é nacional e, como já é raro encontrar, está restaurada e totalmente original. Para além disso, numa cor preto que lhe assenta bem.

Renault 5 Gt Turbo anuncio

O Renault 5 GT Turbo era ainda um excelente carro para trazer até um dos nossos eventos de automóveis clássicos, o Classic Cars Tour em junho, ou o Termas Centro Classic Cars em setembro. Se tens um clássico, vemo-nos por lá?

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.