O Escorpião está de parabéns pelo seu 72º aniversário!

A 31 de março de 1949, o engenheiro ítalo-austríaco Carlo Abarth fundou a Abarth & C. 72 anos depois a Abarth continua a festejar.

A famosa marca do escorpião, a Abarth, celebra este ano o 72º aniversário, com várias conquistas ao longo do tempo. O famoso logótipo do escorpião, de inspiração no signo do zodíaco do fundador, é mundialmente reconhecido pelos fãs de automóveis. O escorpião personifica a filosofia da recém-nascida equipa de competição “pequenos, mas terríveis”.

A história da Abarth e a do seu logótipo entrelaçam-se com os êxitos desportivos, iniciados muito cedo. O primeiro foi a vitória na rampa “Palermo-Monte Pellegrino” em 1950, com Tazio Nuvolari ao volante de um Abarth 204A. Carlo Abarth em 1954 decidiu complementar o logótipo com a inclusão de um escudo bicolor, a servir de fundo ao Escorpião. A Fiat comprou a Abarth em 1971 e foi então que surgiu a bandeira italiana por detrás da palavra Abarth, para realçar o carácter italiano. O emblema atual, foi redesenhado em 2007 e incorpora todos os elementos do escorpião, mais moderno e com as pinças da silhueta na diagonal.

No seu 70º aniversário da Abarth, surgiu uma versão do escudo comemorativa, com a inclusão do padrão da bandeira de xadrez. Símbolo exclusivo dos veículos produzidos no ano do seu 70.º aniversário. Contudo, nesse ano foi criada mais uma versão comemorativa, desenvolvida especificamente, para a edição limitada do 695 70th Anniversary. Limitado apenas a 1949 unidades, como referência ao ano de fundação da marca.

Escorpião mantém-se vivo!

Todos os Abarth atuais exibem outro logótipo na parte traseira da lateral, que repetem assim, o importante emblema que as viaturas de competição Abarth têm exibido desde os anos 60. É uma sincera homenagem ao empenho da marca na competição, que experimentava novas tecnologias nos seus modelos de competição, de forma a beneficiar os seus modelos de produção.

O envolvimento na competição continua ainda hoje, não apenas nas pistas, como também em terra. Nos circuitos, a Abarth é a fornecedora dos motores para os campeonatos de F4 italiano e alemão. O Abarth 124 é pela terceira vez consecutiva, o protagonista no Campeonato Europeu de Ralis FIA-ERC.

O sucesso tem perdurado, assim, ao longo dos anos e, para o 72.º aniversário, a Abarth lançou recentemente a nova gama 2021 com as versões 595, Turismo, Competizione e Esseesse. Quatro níveis de equipamento que representam as características típicas do ícone da desportividade, prazer de condução, performance e rugido do escape.

Novidades na gama Abarth 595. O escorpião mantém-se vivo!

A marca do escorpião arranca para 2021 com uma gama Abarth 595 renovada. Novas cores e mais equipamento de série para o pequeno desportivo.

Ler mais

A fim de celebrar o aniversário da Abarth, a marca convidou os seus fãs a dar a sua interpretação do logótipo nas redes sociais. Desde desenhos, pinturas a trabalhos artísticos, com o propósito de representar a essência do Escorpião. Os projetos escolhidos estarão em destaque nos perfis sociais da Abarth. Além disso, os mais de 140.000 membros da comunidade Scorpionship Abarth, têm direito a um desconto na nova e-store Abarth, em merchandise oficial.