Mais um CUPRA a caminho. Tavascan vai ser uma realidade

Dois anos depois de ser apresentado pela primeira vez ao público, o SUV 100% elétrico da marca de Martorell recebe luz verde para produção. A previsão de chegada é 2024.

Dois anos depois de ter sido apresentado ao mundo sobre a forma de “concept“, o SUV-coupé da marca espanhola vai mesmo arrancar para produção. A previsão de chegada do CUPRA Tavascan aos mercados internacionais está marcada para 2024, cinco anos depois da sua apresentação ao mundo.

CUPRA Tavascan 5

Depois do CUPRA Born, com chegada prevista ainda para este ano, o Tavascan será o segundo modelo 100% elétrico da marca de Martorell a ver a luz do dia. Quem o confirma é, Wayne Griffiths.

“O nosso sonho tornou-se realidade: o CUPRA Tavascan será uma realidade. Com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, será concebido e desenvolvido em Barcelona e chegará à Europa e aos mercados internacionais em 2024”.

Wayne Griffiths, Presidente e CEO SEAT/CUPRA

CUPRA Formentor e-Hybrid já pode ser encomendado

Em março a CUPRA lançará o CUPRA Formentor e-Hybrid, mas o modelo já pode ser encomendado. Saiba com o que pode contar!

Ler mais

Do papel à realidade

Depois de ter sido apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt, em 2019, o CUPRA Tavascan Electric Concept depressa despertou curiosidade e interesse no mundo automóvel. Muito se especulou sobre o seu futuro, mas sem certezas de poder ver arrancar como modelo de produção em massa.

Agora, na conferência de imprensa anual da marca espanhola, Wayne Griffiths refere que “o departamento de Investigação e Desenvolvimento já está a trabalhar no futuro automóvel de série e que os engenheiros estão a ser formados com novas competências eletrificadas para os preparar para o seu desenvolvimento”.

A previsão de chegada aos mercados internacionais é em 2024, o que significa que passará “do sonho à realidade” em cerca de cinco anos.

Com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, partilhada com o VW ID.4 e Audi A4 e-tron, o Tavascan será produzido em Barcelona. Tal como anunciado no seu conceito, este CUPRA elétrico promete autonomias de 450 km, graças a uma bateria de 77 kWh, alimentando dois motores (um por eixo) numa potência combinada de 306 cv (225 kW).

Recorde-se que, em 2020, o CUPRA Tavascan já havia ganho prémios graças ao seu design arrojado e desportivo.

CUPRA. Tavascan Electric Concept vence prémio

A CUPRA existe apenas desde 2018 mas arrecada prémios desde a primeira hora na categoria dos Concept. Agora foi a vez do Tavascan, num prémio da Alemanha.

Ler mais

Futuro da marca

Este ano, a CUPRA irá desempenhar um papel importante no reforço dos resultados financeiros da empresa. A marca espera duplicar as vendas e mais do dobro do seu volume de negócios – que em 2020 foi de cerca de 900 milhões de euros. O mix da CUPRA aumentará de 5% para 10% do volume total da empresa.

Para além disso, marca espanhola abrirá ainda as portas a outros países e a novos mercados. Em 2022, a CUPRA começará a operar na Austrália como um passo fundamental na sua expansão na região da Ásia-Pacífico.

“A Austrália é um mercado jovem e a CUPRA é uma marca jovem. Os clientes procuram novas marcas, a classe média tem rendimentos elevados e é uma sociedade progressista. Estamos confiantes de que a CUPRA pode ter sucesso neste país”.

Wayne Griffiths

Formentor – O primeiro “verdadeiro” CUPRA. Original e exclusivo!

Foram apresentados os CUPRA Formentor e CUPRA Formentor VZ. Idealizados como SUV, mas com a essência desportiva de um compacto.

Ler mais