Jaguar F-Type Coupé R – O inesquecível felino selvagem!

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Jaguar F-Type V8 R

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido aquele que para nós é o “Special One” dos pocket-rocket, esta semana vamos recordar um “clássico” inglês, dos tempos modernos… o Jaguar F-Type Coupé R!

Motor à frente, tração atrás, um layout clássico!

A Jaguar, teve ao longo da sua história vários coupés com sucesso no mercado. Contudo foi “vitima” do seu próximo sucesso pois o primeiro dessa linhagem é um dos automóveis mais marcantes do século XX, o E-Type.

Em 2012, chegado o momento de substituir o XK, a Jaguar apresentou aquele que seria, para a marca, o herdeiro espiritual do E-Type. Apropriadamente denominado F-Type tinha dimensões bem mais compactas do que os seus antecedentes e punha gala em assumir a sua veia desportiva.

Lançado em versões Cabrio e Coupé, um ano mais tarde, o Jaguar F-Type conquistou o público com as suas linhas arrebatadoras e boa performance. Inicialmente a gama era composta pelo 3 l V6 com 340 e 380 cv mas, acima deste, encontrava-se o estrondoso V8.

Recorrendo ao motor de 5.0 l V8 alimentado por um compressor, o F-Type V8 R debitava 550 cv e uns brutais 680 Nm de binário. A receita de tração traseira com motor frontal e uma posição de condução mais próxima do eixo traseiro, encanta qualquer amante de desportivos com esta configuração! A caixa automática não desilude, e para ajudar existe um autoblocante eletrónico! A cereja no topo do bolo é uma eletrónica passível de ser totalmente desligada para entregar toda a potência nas mãos do mais destemido… piloto! Assim o fizemos naquela altura…

V8 inesquecível!

O som do motor V8 é algo que podemos definir como um trovão, e a potência é disponibilizada de forma selvagem. Este F-Type R é um desportivo onde o motor é o rei da festa, temos muito mais motor que chassis! Old school? Talvez… A nossa recomendação é, sobretudo, rédea curta…

Em condução desportiva o F-Type V8 R tolera algumas provocações, mas com uma distância entre eixos tão curta é muito fácil ficar virado para o sentido oposto… enquanto se “derretem” os pneus traseiros! Inesquecível! Memorável!

Para se ter uma noção, os 100 km/h são atingidos em 3,5 segundos, menos um décimo de segundo que o Porsche 911 Carrera S equivalente. Foi aliás considerado naquela altura, como um rival do Porsche 911, um desportivo de eleição.

Posteriormente, a Jaguar acabou com a versão de tração traseira, substituindo-a pela tração integral. É também por isso que este F-Type R é ainda mais especial, já que a tração traseira é o que lhe dá todo um encanto adicional, ainda que em prole da eficácia, naturalmente.

Esta unidade que aqui trazemos é de 2015, tem 58 000 quilómetros e umas bonitas baquets desportivas.

Jaguar FType Anuncio

Está à venda num stand não apenas de confiança, mas de referência no que diz respeito a carros especiais, a FS Automóveis. Vale a pena a visita, nem que seja apenas para… sonhar!

Se só pelo som já vale a pena, decerto que tudo o resto fará as delícias de quem tiver os quase 70 mil euros pedidos por este felino!

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.