Hyundai Bayon. O elemento recém chegado à gama SUV do construtor!

Está prestes a chegar ao mercado o quinto elemento da gama SUV da Hyundai. O Bayon é um B SUV posicionado abaixo do Kauai.

Depois de, ainda em 2020, termos conhecido o nome do novo B SUV da Hyundai com um pequeno teaser, agora foram finalmente reveladas as primeiras imagens do Bayon. É mais um SUV para a marca sul-coreana e curiosamente o segundo para o segmento dos B-SUV, onde a marca já tem presença forte através do Kauai.

O novo modelo foi pensado e projetado especificamente para a Europa. O nome Bayon foi inspirado na cidade de Bayonne, no sudoeste de França. Segundo a marca, o novo tipo de carroçaria do SUV crossover Hyundai BAYON corresponde às necessidades de condução nas cidades europeias, tornando-o adequado para ambientes urbanos. O novo Hyundai BAYON é o modelo mais recente da marca a incorporar a identidade de design Sensuous Sportiness depois do recém revelado Hyundai Ioniq 5. Com base no Hyundai i20, o Bayon é ligeiramente mais pequeno que o Kauai e no exterior esconde bem as parecenças com o modelo utilitário que lhe dá origem.

Exterior distinto

Com 4,18 m de comprimento, 1,775 m de largura e 1,49 m de altura (ou 1,5 m com jantes de 17″), o Hyundai Bayon caracteriza-se por uma imagem distinta.

Em primeiro lugar, na frente destaque para as luzes diurnas no topo do capot que se unem através de uma entrada de ar horizontal. Nas extremidades do para-choques encontramos os restantes grupos óticos rasgados a recordar o irmão Kauai. Na lateral, para além dos vincos pronunciados na linha de cintura, sobressai o pilar C que na traseira termina em forma de uma seta. Já na traseira, para além dos grupos óticos em forma de boomerang também se unirem através de uma linha horizontal, linhas angulares criam uma identidade própria, uma vez mais sem identificarmos qualquer semelhança com o Hyundai i20.

Interior já nem por isso…

No interior, e como esperado, o mesmo não acontece. Reconhecemos desde logo o volante, o painel de instrumentos e consola central, provenientes do novo i20. Os ecrãs TFT são ambos de 10,25″, e a iluminação LED ajuda a criar um ambiente mais acolhedor. Atrás dos bancos traseiros existem 411 litros de capacidade de arrumação.

Com a finalidade de oferecer um produto na linha da frente no que diz respeito a segurança, estarão disponíveis para o Hyundai Bayon todos os sistemas de segurança do construtor. A saber:

  • Lane Keeping Assist (LKA)
  • Lane Following Assist (LFA)
  • Controle de velocidade cruzeiro inteligente baseado em navegação (NSCC)
  • Assistência inteligente de limite de velocidade (ISLA)
  • Assistente de máximos (HBA)
  • Assistência de Prevenção de Colisão Avançada (FCA) com deteção de pedestres e ciclistas
  • Aviso de atenção ao condutor (DAW)
  • Alerta de partida do veículo da frente(LVDA)
  • Alerta de ocupante traseiro (ROA)
  • Aviso de colisão (BCW)
  • BCA (Blind-Spot Collision-Avoidance Assist, assistência de prevenção de colisão)
  • Parking Collision – Avoidance Assist-Reverse (PCA-R)
  • Aviso de prevenção de colisão transversal traseira (RCCW)
  • RCCA (Retro-tráfego cruzado de prevenção de colisão)
  • Assistência de Estacionamento (PA)

Dessa forma, o Hyundai BAYON junta se aos modelos Kauai, Tucson, Nexo e Santa Fé, tornando-se o mais recente membro da gama de SUV’s da Hyundai na Europa.

Motores

A tecnologia híbrida leve de 48 volts da Hyundai com transmissão manual inteligente (iMT) faz do Bayon um destaque no segmento de SUV crossover compacto. É combinado com um motor turbo com redução T-GDi com injeção direta para a eficiência ideal, sem compromissos de desempenho. Com o intuito de poupar combustível e conter as emissões poluentes, o sistema iMT desliga o motor da transmissão quando o condutor solta o acelerador.

Embora ainda sem dados concretos para o mercado Português, o Hyundai Bayon terá como base de motorização o conhecido 1.0 T-GDi. Associado a uma ajuda híbrida com 48V terá versões não só de 100 cv, mas também de 120 cv. Ambos com a transmissão manual inteligente de 6 velocidades (6iMT) ou a transmissão de dupla embraiagem de sete velocidades (7DCT).

Por outro lado, a versão de 100 cv do T-GDi de 1.0 l também está disponível sem a ajuda híbrida de 48V. Da mesma forma com qualquer uma das duas opções de caixa de velocidades. Por fim, existirá ainda na gama um motor MPi de 1.2 l com 84 cv e caixa manual de cinco velocidades, mas ainda não é certo que este venha a estar disponível em Portugal.

O construtor sul coreano atravessa uma excelente fase. De tal forma que o Hyundai Bayon é a sétima novidade da Hyundai nos últimos doze meses, entre renovações importantes e novos modelos.

Todavia, ainda não são conhecidos preços nem data da chegada ao mercado nacional.