Ford Focus RS 500 – Desportivo com o “diabo no corpo”

Na nova rúbrica da nossa Newsletter trazemos um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o Ford Focus RS 500.

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasceu esta rúbrica, exclusiva para ti, subscritor da nossa Newsletter “Livre Trânsito”.

Depois de na semana passada termos trazido uma berlina familiar com mais de 400 cv, esta semana vamos até ao fantástico mundo dos colecionáveis! Uma carro especial, raro, e numeradoO Ford Focus RS 500!

Um Ford com alma Sueca!

A linhagem dos desportivos Ford é longa e remonta aos anos 60. Contudo, em 2009 tinha chegado o momento de fazer mais uma versão RS, desta vez do Focus. Utilizando as sinergias do grupo que nessa altura era dono da Volvo, os técnicos da marca foram buscar o motor cinco cilindros turbo com 2.5 l à marca sueca. Devidamente trabalhado com um turbo maior, o motor fazia 305 cv e 440 Nm. Todavia as alterações eram bem mais extensas, com um nova suspensão dianteira para garantir melhor tração e um autoblocante Quaife. As Baquets Recaro compunham o pacote. Algum tempo depois estivemos por dentro dos bastidores de “um pesadelo na estrada“…

O melhor ficou para o fim

No final da produção do Ford Focus RS, em 2010, a marca lançou uma versão ainda mais especial, o RS 500. 500 unidades produzidas e numeradas e com mais 50 cv de potência. Adicionalmente todos os Focus RS 500 eram forrados a vinil preto mate. Um visual completamente agressivo, até pelo generoso aileron traseiro.

Esta unidade que aqui trazemos é nacional e tem pouco mais de 30 000 km. Uma verdadeira bomba de tração dianteira!

O preço é alto, até porque é possível adquirir o último espécime do Ford Focus RS já com o motor 2.3 Ecoboost de 350 cv e tração integral por um valor um pouco inferior… Contudo, esta é uma versão de colecionador, limitada e numerada, que fará parte da história dos modelos especiais desenvolvidos pela Ford Performance.

Focus RS500 anuncio

Quem os tem diz que depois de umas boas curvas de “faca nos dentes” numa serra, chega a casa a suar das mãos… Nós acreditamos que sim. Há de facto automóveis que são muito mais do que “quatro rodas e um volante”. Este Focus RS 500 é dos que ficam…

Se por acaso vieste aqui ter mas ainda não subscreves-te a nossa Newsletter, são conteúdos como este que estás a perder.

Até à próxima semana!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.