É OFICIAL! Grande Prémio de Fórmula 1 regressa a Portugal!

Agora é oficial! O Grande Prémio do Mundo de Fórmula 1 vai regressar a Portugal em 2021. A presença de público ainda está por confirmar.

A Fórmula 1 acaba de confirmar o regresso do Grande Prémio de Portugal, em Portimão, entre os dias 30 de abril e 2 de maio, como parte das 23 provas do calendário da FIA do Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021™. É mesmo oficial! Em 2021 teremos novamente a disciplina máxima do desporto automóvel a correr no Autódromo Internacional do Algarve.

Portimão acolheu o seu primeiro Grande Prémio em 2020, colocando o Grande Prémio de Portugal de volta no calendário pela primeira vez desde 1996. Os fãs da F1 foram presenteados com um thriller que viu Carlos Sainz da McLaren liderar a primeira parte da corrida, antes do Mercedes de Lewis Hamilton finalmente alcançar a sua 92ª vitória.

Estamos muito entusiasmados por anunciar que a Formula 1 voltará a correr em Portimão, após o enorme sucesso da corrida no ano passado. Queremos agradecer ao Promotor e ao Governo Português pelo árduo trabalho e dedicação para o regresso da prova a Portugal. Estamos confiantes e animados com a temporada de 2021, pois conseguimos demonstrar o ano passado que é possível realizar 17 corridas em segurança e promover juntos dos nossos milhões de seguidores, corridas emocionantes mesmo em momentos difíceis. Esperamos poder receber novamente este ano, espectadores em Portimão de forma segura e estamos a trabalhar com o promotor nos detalhes desse plano.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Formula 1

Público é ainda uma hipótese

Depois da desorganização e pouco controle nas bancadas do circuito em 2020, e que levou a que muitos Portugueses não pudessem ir até Portimão para apoiar o português Miguel Oliveira no fim de semana de Moto GP que se seguiu, devido à proibição do Estado Português, o Autódromo Internacional do Algarve avança que está a fazer o possível para voltar a ter público, tal como aconteceu em 2020.

Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o promotor e o Governo português relativamente à presença de espectadores também este ano. A nossa prioridade é a segurança de todos os que nos acompanham assim como de todos os países que visitamos, tendo provado na temporada passada que é possível realizar corridas com segurança, em plena pandemia. Esperamos que seja tomada uma decisão pelas autoridades sobre a presença de espectadores nas próximas semanas e que iremos atualizar sempre que existam mais informações.

Autódromo Internacional do Algarve

Em outubro de 2020, Portimão entrou no calendário da Formula 1 pela primeira vez, com o regresso a Portugal após 24 anos de ausência. O circuito contou com uma corrida, em plena pandemia de Covid-19, mas que levou Lewis Hamilton ao topo do pódio, ao lado de Valtteri Bottas e Max Verstappen. O circuito de Portimão recebeu durante o Grande Prémio de Fórmula 1 27 000 fãs que puderam assistir aos grandes momentos dos monolugares em pista. E se as condições em que tal aconteceu deixaram prever que seria “uma vez sem exemplo”, acaba agora de ser confirmado o regresso a Portugal.

Calendário 2021 para o Campeonato do Mundo de Fórmula 1

RoundDateGrand PrixLocation
128/MARBAHRAINSakhir
218 APRITALYImola
32 MAYPORTUGALPortimão
49 MAYSPAINBarcelona
523 MAYMONACOMonte Carlo
606/JUNAZERBAIJANBaku
713/JUNCANADAMontreal
827/JUNFRANCELe Castellet
904/JULAUSTRIASpielberg
1018/JULGREAT BRITAINSilverstone
111 AUGHUNGARYBudapest
1229 AUGBELGIUMSpa-Francorchamps
135 SEPNETHERLANDSZandvoort
1412 SEPITALYMonza
1526 SEPRUSSIASochi
163 OCTSINGAPORESingapore
1710 OCTJAPANSuzuka
1824 OCTUNITED STATESAustin
1931 OCTMEXICOMexico City
2007/NOVBRAZILSao Paulo
2121/NOVAUSTRALIAMelbourne
225 DECSAUDI ARABIAJeddah
2312 DECABU DHABIYas Island

Para completar o fim-de-semana juntam-se como corridas de suporte o Campeonato Internacional GT Open que regressa ao circuito algarvio após a sua última corrida em Portimão, em 2013, e que vem acompanhado do Euroformula Open, que irá realizar a sua estreia no algarve. Para fechar o programa de corridas, também teremos a primeira corrida da temporada do Campeonato de Portugal de Velocidade by Sport TV, a única competição portuguesa no Grande Prémio de Fórmula 1.