Depois do i3… só agora conhecemos o novo elétrico de Munique, o BMW i4!

A BMW mostrou o exterior de mais um modelo da sua ofensiva elétrica, o BMW i4. Este coupe de quatro portas chega ao mercado ainda em 2021. Tudo o que sabemos está neste artigo.

Depois de ter mostrado o Concept i4 para o Salão de Genebra de 2020, que não se chegou a realizar, a BMW aproveitou a sua apresentação anual de resultados para destapar as formas exteriores definitivas do BMW i4. Com lançamento antecipado para o último trimestre de 2021 ao invés de 2022, o i4 é uma berlina de quatro portas, ao estilo Gran Coupé.

Assim sendo, o BMW i4 é assenta numa versão modificada da plataforma CLAR, em utilização nos BMW Série 3 e Série 4. Esta pode receber baterias com capacidade até 80 kWh. Depois do i3, e mais recentemente do iX3, este é o próximo modelo totalmente elétrico do construtor e, dado que a concorrência não tem ficado para trás, é caso para dizer que já não era sem tempo…

Autonomia promete…

Desse modo, o BMW i4 chegará ao mercado com várias versões disponíveis, com tração traseira ou integral. Por enquanto a BMW não divulgou quaisquer detalhes técnicos do i4, excetuando uma autonomia máxima de 590 km em WLTP, mas a potência máxima ascenderá aos 530 cv. Todavia, com uma aceleração dos 0-100 km/h na ordem dos quatro segundos, esta versão mais preformante receberá provavelmente a designação M.

Na frente o destaque vai para o controverso duplo rim de grandes dimensões, ainda que neste caso a habitual grelha tenha sido substituída por uma superfície perfurada em preto. Na traseira a extremidade inferior do para-choques possui um discreto difusor, e é acompanhada das linhas azuis que caracterizam a gama de modelos “i” do construtor.

Este será mais um modelo BMW totalmente elétrico de vários que a marca planeia nos próximos anos. O objetivo é abranger cerca de 90% dos segmentos de mercado.

Por fim, não existem ainda imagens do interior, o que deverá mudar nas próximas semanas. Todavia é nele que encontraremos a nova geração do sistema idrive, a oitava, com mais funções e menos botões físicos.

A BMW promete para as próximas semanas a revelação de toda a informação sobre o i4.