CUPRA Formentor recebe nova “alma” no 3º aniversário da marca

Denominado como Formentor VZ5, é a mais recente motorização disponível para o seu modelo original e exclusivo da marca Cupra.

Foi em 2019, no Salão de Genebra, que o CUPRA Formentor foi revelado pela primeira vez, nessa altura ainda em forma de protótipo. É o primeiro modelo 100% CUPRA, contrariamente ao que normalmente acontecia, pois a marca utilizava modelos SEAT para os “vitaminar”. Só em 2020 é que foi apresentada a sua versão final e iniciou a sua comercialização. Contudo, estão previstas para este ano seis novas motorizações, que começam com o CUPRA Formentor VZ5 de 390 cv, de forma a celebrar o 3º aniversário da CUPRA.

Na celebração do 3º aniversário da CUPRA, o Formentor VZ5 marca a ocasião ao receber o aclamado motor a gasolina, de cinco cilindros, juntando a sua elevada performance com um ainda mais sofisticado design exterior que marca este modelo como a expressão máxima na performance de combustão, para verdadeiros entusiastas do automóvel.

Wayne Griffiths, Presidente da CUPRA e SEAT

Formentor – O primeiro “verdadeiro” CUPRA. Original e exclusivo!

Foram apresentados os CUPRA Formentor e CUPRA Formentor VZ. Idealizados como SUV, mas com a essência desportiva de um compacto.

Ler mais

“VZ” as duas letras poderosas da Cupra

VZ são as letras que encerram a palavra Veloz, a fim de distinguir os seus modelos de maior potência. É assim um CUV de elevada performance, que herda o nome do cabo Formentor, situado na ilha espanhola de Maiorca. O Cupra Formentor VZ5 melhora esses atributos, de forma a levar ao expoente máximo a performance de combustão. Utiliza assim um bloco de cinco cilindros topo de 390 cv, estando a produção limitada a 7 000 unidades exclusivas. Aliando um chassis ajustável com modos de condução, direção progressiva, uma transmissão com comando quick-shift e a tração integral 4Drive, a dinâmica e performance ficam garantidas.

O CUPRA Formentor proporciona uma excelente base desenvolver uma gama de veículos que maximizam a performance e a diversão na condução, elevando em simultâneo a atitude da marca. E entre todas, a versão VZ5 é a mais potente e sofisticada desenvolvida até hoje. E estou convencido que com todos os seus elementos exclusivos de performance tornar-se-á no sonho de qualquer entusiasta automóvel.

Dr. Werner Tietz, Vice-Presidente Executivo da Pesquisa e Desenvolvimento da CUPRA e SEAT.

Estreia dos bancos CUPBucket

No interior detona-se o carácter desportivo próprio da marca CUPRA. O volante CUPRA tem um lugar de destaque no habitáculo, devido ao info-entretenimento com soluções de conetividade e com ecrã de 12”. Estreia-se, nesta versão, os novos bancos tipo baquets forrados a pele, a que a marca dá o nome de CUPBucket. Os mesmos estão disponíveis em azul petróleo ou em pele preta, e colocados em plano baixo de forma a assegurar assim uma posição de condução mais ergonómica e desportiva. O CUPRA Formentor VZ5 também terá disponível um interior com gráficos em preto, e bancos em pele castanha perfurada combinando assim com a cor exterior exclusiva Cinzento Taiga.

Exterior de performance

A equipa de design dotou o CUPRA Formentor VZ5 de uma maior sensação de performance e de carácter. No exterior, destaca-se o capot específico com linhas marcadas, que encaminham para o símbolo CUPRA presente na grelha frontal. Analogamente, abaixo dos faróis com assinatura CUPRA, estão duas entradas de ar que enfatizam a pose agressiva da frente. O splitter em fibra de carbono direciona o ar para os intercoolers, melhorando assim o arrefecimento. O perfil coupé do crossover de elevadas performances, anuncia a potência colocada sob o capot, realçando por conseguinte, a dinâmica abrangente do veículo. Devido ao alargamento adicional dos guarda-lamas, equipa jantes de liga leve maquiadas e cobreadas de 20 polegadas. Desenhadas especificamente para a versão VZ5, são acompanhas por discos recortados e cobreados com 18″ da Akebono.

Desportividade sem descurar a segurança

O CUPRA Formentor VZ5 integra a mais avançada tecnologia de conectividade, permitindo o contacto com o exterior, através do sistema Full Link com Apple CarPlay e Android Auto, sem a utilização de cabos. Com os comandos de voz, o sistema pode ser acedido sem necessidade de se desviar o olhar da estrada, através de frases e palavras. Com tecnologias de segurança e de conveniência, o CUPRA Formentor VZ5 é um dos veículos mais seguros e polivalentes do segmento. Em suma, os destaques recaem no Cruise Control Preditivo (ACC), Assistente de Viagem, Assistente Lateral e de Saída e Assistente de Emergência.

CUPRA soma e segue

O motor de 2.5 litros é acoplado à caixa de dupla embraiagem de sete velocidades DSG. Juntamente com a tração integral 4Drive e como resultado desta combinação, o CUPRA Formentor VZ5 consegue alcançar os 100 km/h em apenas 4.2 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 250 km/h (limitado eletronicamente).

Por fim, o CUPRA Formentor VZ5 chegará ao mercado no último trimestre de 2021. A marca ainda não divulgou os preços para esta versão, mas o Formentor está disponível a partir de 33 526€.