BMW iX é o novo SAV 100% elétrico da marca bávara

O BMW iX está disponível em dois níveis de potência, que variam entre 300 e 500 cv e com autonomias que podem chegar até aos 600 Km.

O BMW iX marca uma nova era na mobilidade elétrica. Não é o primeiro SAV da marca 100% elétrico, mas é o primeiro a não ter opções de motores a combustão. O BMW iX redefine o conceito bem-sucedido de Sports Activity Vehicle (SAV). O iX foi todo pensado na sustentabilidade ambiental, ou seja, toda a produção do modelo foi projetada de forma a reduzir a sua pegada ambiental.

Tendo sido apresentado em 2020, o modelo está agora na sua fase final do seu desenvolvimento. Prevê-se que esteja disponível no mercado no fim de 2021, com dois níveis de potência. A marca continua assim na aposta da eletrificação do automóvel com outro modelo 100% elétrico apresentado, o BMW i4.

Fizemos uma promessa e cumpriremos essa promessa. O lançamento para o mercado do BMW iX será no final deste ano, com uma abordagem em duas frentes, com o BMW iX xDrive40 e o BMW iX xDrive50.

Pieter Nota, Membro do Conselho de Administração da BMW AG

Motores elétricos mais eficientes

Em primeiro lugar os motores elétricos do BMW iX não necessitam de materiais raros, devido ao deu modo de funcionamento. Funcionam de acordo com o princípio de um motor síncrono, alimentado por corrente elétrica, ou seja, a rotação não é induzida por ímanes fixos. Elimina assim a necessidade de materiais raros usados para fabricar os ímanes e não está dependente da sua disponibilidade.

A forma como os motores geram a sua potência, tem um efeito positivo nas características de performance. Ao contrário dos motores elétricos convencionais, este consegue aumentar ainda mais a sua potência. Desse modo a experiência de direção do iX mantém a típica condução desportiva, potência e rapidez da BMW.

Performance sem ruído de motor

O BMW iX está disponível com dois níveis de motorização. O xDrive40 com 300 cv (240 kW), que se traduz numa celebração dos 0 aos 100 Km/h em apenas seis segundos. Já o xDrive50 possui uma motorização com 500 cv (370 kW), com uns míseros cinco segundos dos 0 aos 100 km/h. Em qualquer uma das opções disponíveis, é equipado por dois motores, um em cada eixo.

A autonomia do BMW iX varia entre os 400 e os 600 quilómetros, para o xDrive40 e o xDrive50 respetivamente, com um consumo de 20 kWh por cada 100 quilómetros. A versão xDrive50 suporta carregamentos de alta tensão até 200 kW, enquanto a capacidade máxima de carregamento do xDrive40 é de 150 kW. Significa que em apenas dez minutos consegue mais 120 ou 90 quilómetros. Em ambas as versões, o tempo de carregamento das baterias dos 0 aos 80%, demora apenas 40 minutos.

Depois do i3… só agora conhecemos o novo elétrico de Munique, o BMW i4!

A BMW mostrou o exterior de mais um modelo da sua ofensiva elétrica, o BMW i4. Este coupe de quatro portas chega ao mercado ainda em 2021. Tudo o que sabemos está neste artigo.

Ler mais

Por fim a marca ainda não revelou os preços para Portugal, mas como as fotos demonstram o modelo já circulou pelas nossas estradas. Na Alemanha, onde já se conhecem os preços do BMW iX, sabe-se que estes começam nos 77 330 €.