O Programa Escape Livre, o mais antigo em Portugal, celebra 48 anos

O Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio de conteúdo automóvel, a nível nacional, celebra hoje o seu 48º aniversário.

O dia 13 de fevereiro de 1973 entrou na história da cidade da Guarda por ter sido aquele em que o Programa Escape Livre, emitido pela Rádio Altitude, foi pela primeira vez para o ar. Trinta e oito anos depois, em 2011, a UNESCO declarou o “Dia Mundial da Rádio”, celebrado pela primeira vez no ano seguinte.

A data escolhida assinala a primeira vez, em 1946, que a United Nations Rádio emitiu um programa em simultâneo para seis países, mas tem a feliz coincidência de ser a data da primeira emissão do Programa Escape Livre na Rádio Altitude.

O programa, que começou por ter a duração de 13 minutos, partiu da iniciativa de Luís Celínio, ainda hoje o seu responsável, passou 16 anos, de 1989 a 2006, na Rádio F e aumentou o tempo de emissão para os 60 minutos.

Viu passar pela equipa inúmeras pessoas como Francisco Carvalho, Carlos Bento, Mário Sucena, Luís Ribeirinho, Isabel Coelho, Jorge Antunes, e João Lopes. Atualmente a voz do programa é de Pinto Moreira.

Equipa Escape Livre nos anos 80 Luís Celínio Isabel Coelho Mário Sucena Jorge Antunes e Carlos Bento

Sucesso reconhecido

Em 1986, por proposta do então presidente da Câmara Municipal da Guarda, Abílio Curto, o realizador do programa e o programa receberam a medalha da cidade e um louvor gravado em ata.

A indústria automóvel, a segurança e a competição foram e continuam a ser os temas abordados ao longo dos milhares de emissões transmitidas. Na sua fase inicial, o programa promoveu ainda concursos entre os ouvintes, entre os quais se destacaram Francisco Carvalho e Nuno Rodrigues da Silva, dois dos principais divulgadores do concelho nas pistas e nas estradas, que arrecadaram vários prémios.

Destaque, também, para a criação do Troféu Yoplait, em 1979, destinado à melhor organização de provas do Campeonato Nacional de Ralis, por escolha de um júri de jornalistas, que acompanhava a competição.

Atualmente transmitido às quintas-feiras, com a duração de uma hora depois do noticiário das 18H na Rádio Altitude, e com reposição ao sábado, a edição desta semana, entre outros temas, recorda sons originais do Programa de 24 de julho 1986, como o passeio surpresa Escape Livre / Rádio Altitude, o circuito de Vila do Conde ou a decisão da Câmara Municipal que atribuiu a primeira de muitas distinções que o Escape Livre tem recebido ao longo dos anos.

Por fim, o sucesso do programa deu origem à criação do Clube Escape Livre, o que aconteceu a 12 de setembro de 1986, que adotou como lema “O automóvel na promoção e divulgação da região da Guarda” e tem contribuído com as suas organizações para a divulgação do património do concelho da Guarda e de outras regiões do país.

Ouça aqui excertos…

Som abertura programa de 1986 seguido de spot Yoplait
Discurso de Abílio Curto sobre atribuição da distinção ao Programa Escape Livre

Podcasts Programa Escape Livre 2020

Aqui, semana após semana, os podcasts do Programa Escape Livre, o mais antigo programa de rádio sobre o automóvel em Portugal, emitido na Rádio Altitude.

Ler mais