Porsche 911 GT3 – O primeiro GT da geração 992!

O Porsche 911 GT3 foi finalmente renovado na atual geração 992 do 911. Todos os detalhes técnicos neste artigo!

Senhores e senhoras, a versão hardcore de um dos desportivos mais antigos e cobiçados do mercado automóvel. A Porsche apresentou esta terça-feira, o novo 911 GT3! A primeira versão elaborada pelo departamento de competição na geração 992 traz consigo a habitual filosofia de evolução constante. Todavia vamos por partes.

Chassis é novo, mas suspensão é a grande novidade

Assente no chassis 992, em alumínio, o Porsche 911 GT3 marca a estreia da suspensão de duplos braços sobrepostos na dianteira, para um melhor controlo de camber e guiamento das rodas, algo que só existia no 911 RSR de Le Mans. Assim, com a geração 992 as dimensões aumentaram para 4,573 mm de comprimento, sendo que o eixo dianteiro ganhou 50 mm em largura. Ademais, as rodas traseiras direcionais continuam a fazer parte do pacote e a suspensão é mais baixa 20 mm.

Igualmente, o pacote aerodinâmico é totalmente novo e a asa traseira, regulável em quatro posições, é maior e é muito semelhante à do carro da Supercup. Portanto, em túnel de vento o ganho de downforce atinge os 160%, num valor já próximo do 991.2 RS.

Peso: Dieta estrita!

Para que este incremento nas dimensões não gerasse efeitos nefastos sobre o peso, o Porsche 911 GT3 foi sujeito a um controlo extenso. O capot dianteiro passa a carbono reforçado com plástico, bem como o tejadilho (em opção), a asa e o capot traseiro.

Similarmente, os vidros são mais leves 5 kg, o escape pesa menos 10 kg e o isolamento sonoro foi reduzido. As jantes são forjadas e os travões, que passam de 380 mm para 408 mm estão 17% mais leves. Dessa forma, o peso total fica-se pelos 1418 kg com caixa manual ou 1435 kg com caixa PDK. Os travões cerâmicos são opcionais, como habitual.

Em suma, estamos a falar de menos 100 Kg face ao 911 Carrera base…

Caixa manual? Sim!…

Por conseguinte, relativamente ao conjunto motor caixa, tudo (praticamente) na mesma. Mantém-se naturalmente aspirado e o red-line está nas 9000 Rpm. You have to rev it!

O seis cilindros Boxer com 4.0 litros de cilindrada ganha 10 cv para 510 cv de potência e 470 Nm de binário. Os corpos de acelerador individuais estreados no Speedster continuam neste novo Porsche 911 GT3. É possível escolher entre a caixa manual de seis relações ou a PDK de dupla embraiagem com sete relações.

Com caixa PDK a aceleração 0-100 km/h cumpre-se em 3,4 s ao passo que com a manual são precisos 3,9 s. A diferença acentua-se aos 200 km/h com a caixa automática a ganhar 1,1 s.

Por dentro Baquets e comando da caixa são destaque

Contudo, no interior há algumas diferenças para os restantes membros da gama, a começar pelos opcionais bancos em carbono, que podem vir acompanhados de um Roll-Bar, via Pack Clubsport. O mini-comando da caixa de velocidades desapareceu e nele encontramos um joystick para trocar de caixa na alavanca, além das patilhas no volante. A utilização da alcantara é também uma característica que se mantém.

Passa também a existir um “Track Screen” que limpa o painel de bordo, e deixa apenas temperaturas, pressões de pneus e uma luz para troca de mudanças.

Um foguete no Nurburgring

Esta evolução geral no chassis, motor e dinâmica fez com que o GT3 rolasse no Nurburgring abaixo dos sete minutos mais precisamente em 6:59.927m na volta que podes ver no vídeo abaixo!

Créditos: Goodwood Road & Racing

Decerto que este tempo não seria possível sem os novos pneus Michelin Pilot Sport Cup2 R.

A transferência de tecnologia da divisão de competição para um modelo de estrada atinge um nível sem precedentes, tanto que as carroçarias são feitas nesse departamento, bem como os motores e a nova suspensão dianteira. Ainda mais focado na eficácia e na pista resta saber se continua a ser tão entusiasmante em estrada como os antecessores, algo a confirmar num teste de estrada. Pode ser Porsche?

Logo após o inicio do verão será revelada a versão Touring, sem asa traseira, com um visual mais discreto.

Em maio em Portugal, Touring no verão

O Porsche 911 GT3 chega a Portugal em maio com um preço de 221 811 € para a caixa manual e 222 072 € para a caixa PDK e, para mim, pode ser mesmo neste novo Shark Blue das fotos