Hyundai IONIQ 5 estreia nova gama com um modelo totalmente novo!

Hyundai IONIQ 5. Este é o novo elétrico da Hyundai, e o primeiro de uma nova gama. Estreia uma plataforma nova e promete 480 km de autonomia!

O IONIQ 5 é o novo elétrico da Hyundai, mas é muito mais do que isso! É uma revolução de onde nada transita dos atuais modelos elétricos da marca! Com um desenho totalmente novo e inspirado no concept 45, o IONIQ 5 exprime a linguagem de estilo Parametric Pixel desenvolvida pela marca. Entretanto, este Hyundai IONIQ 5 é o primeiro modelo de uma família que terá uma berlina e um SUV. Um dos seus detalhes prende-se com a utilização de um capot de peça única, minimizando folgas e melhorando a aerodinâmica.

Tudo novo e carregamentos rápidos

Assim, a plataforma é completamente nova, concebida de raiz para a eletrificação. Denominada E-GMP é do tipo skateboard, ou seja tem a bateria na sua base. Portanto, a distância entre eixos é de três metros o que antecipa um ótimo espaço interior, num modelo que mede 4,63 m. Assim, com a bateria colocada no piso, encontramos duas bagageiras. Na dianteira temos 57 litros ao passo que na traseira existem 531 litros.

Surpreendentemente, esta nova plataforma introduz a tecnologia de 800v, estreada no Porsche Taycan, que permite carregamentos mais rápidos, bem como uma redução no peso e dimensão das cablagens. Contudo é a primeira vez que um automóvel permite a combinação entre 400v e 800v em simultâneo, independentemente do tipo de carregador usado.

480 km de autonomia!

Conforme a Hyundai anuncia, é possível carregar 70% da bateria em 18 minutos, e a autonomia anunciada atinge um máximo de 480 km em ciclo WLTP.

O Hyundai IONIQ 5 está disponível com tração integral ou traseira e duas capacidades de bateria. A saber, a potência oscila entre os 170 e os 218 cv com tração traseira, até ao máximo de 306 cv e 605 Nm de binário com tração integral. Desse modo, nesta motorização de topo o IONIQ 5 cumpre os 0-100 km/h em 5,3s.

Para saberes todos os dados das motorizações consulta a tabela abaixo:

hyundai ioniq 5 launch dimensions 1610

Função gerador abre possibilidades

Adicionalmente o Hyundai IONIQ 5 possui V2L (Vehicle to Load), uma função que faz a transferência de energia entre a bateria do carro e qualquer dispositivo ligado à tomada de 220v. A potência máxima admitida é de 3,6 kW. Deste modo, é possível ligar um gerador ou até um barbecue ao Hyundai IONIQ 5…

Existem duas portas de ligação, uma debaixo do banco traseiro e outra junto à tomada de carregamento exterior.

https://www.youtube.com/watch?v=Vwp7fx5n0Y0

Por dentro muito espaço, e muita tecnologia

Entretanto no interior, como já referimos, o espaço promete ser vasto. O desenho e conceito do interior é totalmente novo. Fazendo uso da mais recente tecnologia de info entretenimento da marca coreana, o Hyundai IONIQ 5 apresenta dois ecrãs de 12,25″ e tem uma consola central que pode recuar 140 mm. Os bancos dianteiros podem ser reclinados para um efeito lounge.

Assim é possível entrar pelo lugar do pendura em estacionamentos apertados, bem como chegar ao passageiros traseiros as portas USB e o carregamento sem fios para o smartphone. Os materiais usados no interior têm origem reciclável. Android Auto e Apple Carplay têm ligações sem fios.

Também o banco traseiro desliza em detrimento do espaço traseiro ou de mais bagageira. O equipamento é extenso e inclui itens como as camaras 360º e a aplicação Smartlink, que gere remotamente as funções do IONIQ 5, bem como os seus carregamentos.

O Hyundai IONIQ 5 chega a Portugal depois do verão e terá um preço exclusivo para as primeiras unidades de 50.990€. Campanha que estará em vigor até 30 de abril de 2021.