BMW 750iL inaugura nova rúbrica, de metralhadora “em punho”

Na nova rúbrica da nossa Newsletter vamos trazer um carro especial. Vale tudo, só não vale um carro qualquer! Esta semana o BMW 750iL Security.

Este é mais um conteúdo com o qual podes contar da nossa equipa, a partir de agora. Sim, porque todos sabemos que, quem gosta de automóveis, já passou largas horas no Standvirtual e/ou outros sites de classificados a ver automóveis usados. Dos que gostaríamos de ter na garagem, aos que desconhecíamos a sua existência, aos que conduzimos um dia e nunca mais nos saíram da cabeça, até aquelas raridades que vão aparecendo… todos os temas são bons para estar a par do mercado de usados. Se és um verdadeiro petrolhead como nós, concordarás! Certo?

Cá dentro ou lá fora não faltam automóveis mais ou menos bizarros, mais ou menos especiais, mais ou menos raros. Pode até ser aquela versão que sempre quisemos ter na garagem! Ás vezes é só para ver… mas também há as compras de impulso! Quem não tem aquele amigo ou familiar que já o fez? A vontade é sempre adicionar mais um e nunca vender… Assim nasce esta nossa nova rúbrica que, a partir da próxima semana, será exclusiva para subscritores da nossa Newsletter “Livre Trânsito”. Já subscreveste?

Esta nova rúbrica vai, todas as semanas, destacar um anuncio que nos saltou à vista por algum motivo. Esperem encontrar de tudo! Carros raros, únicos, outros nem tanto… Clássicos, modernos, autênticas pechinchas, outros nem por isso… vale tudo(!) mas sempre com uma certeza! Nunca será um carro qualquer!

Arrancamos, em segurança!

Em semana de estreia, arrancamos com um carro muito especial e porventura adequado para estes tempos de pandemia!

Com bilhas de oxigénio para melhor isolamento e dois suportes de metralhadoras, para algum desentendimento de trânsito (brincadeira, tenham juízo!) eis o BMW 750 IL Security.

Partindo de uma ótima base…

A base é um BMW Serie 7 na versão 750iL de 1991. Equipado com um motor V12 com 5 litros de cilindrada que debita 300 cv e 450 Nm de binário, com uma caixa automática de quatro velocidades. A velocidade máxima está limitada aos 220 km/h, ainda que possa ser desativada a limitação. Ainda assim, pensem em quanto poderá pesar este “menino” já que cada vidro das janelas das portas, com cerca de cinco centímetros de espessura, pode pesar mais de 80 kg! Eu digo-vos… cerca de 3000 kg! Isso mesmo, três toneladas! Ainda assim diz que cumpria os 0-100 km/h em 10 segundos. Será mesmo?

Visto que estamos a falar do topo da gama BMW da época, o 750iL incluía muito equipamento tal como o interior em pele, as jantes de liga leve, a regulação elétrica dos bancos ou o rádio de… cassetes! Contudo existiam itens muito menos comuns no inicio dos anos 90, de onde destacamos os faróis de Xénon, o controlo de tração e o ABS.

Mas esta versão em particular com o nome “Security” apresentava mais alguns extras. Entre eles, um sistema de alta-voz que permite comunicar entre o interior e o exterior do veículo sem necessidade de abrir os vidros.

Contudo, esta unidade do BMW 750iL, encomendada pelo estado português para serviço do primeiro ministro, na altura Aníbal Cavaco Silva, tinha vários goodies(!), desde logo a melhor blindagem possível. Segundo o atual proprietário, este espécime terá custado 100 mil contos em 1991! Seriam 500 mil € na moeda atual! Meio milhão de euros!

A saber, este BMW 750iL é totalmente blindado, vidros e carroçaria com a especificação B7, ou seja resistente a bazucas anti-tanque… ISSO! Bazucas!!! Pela segurança que oferece, o preço de 25 mil euros até parece não ser exagerado!

Só para alguns!

O modelo com estas especificações, denominado de BMW 750iL Security, só estava disponível por encomenda para chefes de estado ou governos, por isso naturalmente existirão muito poucos em todo o mundo!

Agora espantem-se! Temos no tejadilho compartimentos para… duas metralhadoras! Nem mais, e ainda existem suportes na porta para as apoiar… para alguma situação que aconteça bem como fornecimento de oxigénio para o interior, para além de extintores debaixo do carro e no compartimento do motor. Se tudo correr mal ainda é possível fazer explodir o para-brisas com explosivos acionando apenas um botão.

BMW 750 IL Security

Nem falta a este BMW blindado um porta-bandeiras nos guarda-lamas dianteiros, mas isso é um detalhe de somenos, depois de tudo aquilo que referimos anteriormente deste BMW 750iL Security. Um carro que não é raro, é provavelmente único no mercado. Tanto assim é que este mesmo nem deveria estar à venda. Supostamente deveria ter sido devolvido à BMW com o intuito de guardar os “segredos” da blindagem. Tal não aconteceu porque era suposto ter ido parar ao Museu da Baviera, só que também não…

E foi assim, com esta pérola, que nos proporcionou várias gargalhadas entre a equipa, que demos início a esta rúbrica semanal. Se não é este o carro que sonhavas ver aqui, não te preocupes, na próxima semana vamos trazer outro usado especial! Não te esqueças no entanto que a partir da próxima semana este será um conteúdo exclusivo da nossa Newsletter semanal! Subscreve!

Nota

Esta nova rúbrica tem como objetivo dar a conhecer automóveis no mercado de usados que, por algum motivo, nos parecem um conteúdo interessante de dar a conhecer. Não existe qualquer relação entre o Clube Escape Livre e o vendedor. Mais informamos que à data de publicação deste artigo, o anúncio encontrava-se online, o que naturalmente deixará de se verificar no futuro.