Volvo Car Portugal leva “onda de lixo” oceânico até Évora

A construtora nórdica não quer ser apenas vista como uma marca que constrói automóveis de qualidade e segurança acima da média. A preocupação ambiental é também uma das facetas que assumem, sobretudo na proteção e defesa dos oceanos.

Depois de ter estado no MAAT (Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia), em Lisboa, e ter sido exposta de norte a sul do país, a exposição “Onda de Lixo Oceânico” da Volvo Car Portugal faz agora mais uma paragem no centro de Portugal. Desta vez o local escolhido foi a capital alentejana, no mais recente concessionário Volvo em Évora. O objetivo: consciencializar “miúdos e graúdos” para a preservação dos oceanos.

volvo onda lixo oceanico

Quer seja pela sua envergadura capaz de envolver um Volvo XC40, quer pela sua aparência e simbolismo, é difícil ficar indiferente a esta instalação. Assinada pelo artista português Luis Coelho, esta obra simboliza o compromisso de sustentabilidade ambiental assumido pela construtora nórdica.

Antes mesmo de rumar ao Alentejo, a “onda de lixo” esteve presente no Mar Shopping de Matosinhos, e no Jardim Manuel Bívar, em Faro. Hoje, é possível encontrá-la em Évora, em frente às novas instalações da Volvo, no mais recente concessionário A. Matos Car.

A fim de consciencializar para esta realidade, e antes de percorrer o país de lés-a-lés, a “onde de lixo” fez ainda parte da exposição “Over Flow” do artista japonês Tadashi Kawamata, exposta no MAAT em 2019. Tudo com o intuito de consciencializar “miúdos e graúdos” face ao impacto ambiental que este tipo de resíduos tem para o nosso planeta. Graças a uma ação de limpeza de praia levada a cabo por colaboradores e parceiros da Volvo Car Portugal, todo o lixo que compõe esta instalação teve outro final que não o mar.

volvo onda lixo oceanico 2

Sustentabilidade é a palavra-chave

De relembrar que a Volvo num tipo de iniciativa semelhante, em 2019, já havia instalado uma tela inédita em Portugal. Surpreendentemente, esta tela, com a dualidade de ser ainda uma outdoor publicitário, era capaz de purificar o ar equivalente a 230 árvores.

Volvo instala tela inédita purificadora de ar, em Portugal

Com uma tela publicitária com capacidade de purificar o ar equivalente a 230 árvores, a Volvo Portugal dá mais um passo no seu plano ambiental.

Ler mais

Só para exemplificar, a Volvo planeia até 2040 ter um impacto neutro ambiental. Por conseguinte, a estratégia de sustentabilidade e reutilização de material de plástico da Volvo Cars foi já reconhecida na edição anual dos Plastics Recycling Awards Europe.