O Troféu C1 está de volta, e existe um lugar com tudo pago na época 2021

O Troféu C1 regressa com um calendário que vai permitir redução de custos, e a C1 Academy irá descobrir mais um talento para a época 2021!

A organização do Troféu C1 Learn & Drive, a cargo da empresa Motor Sponsor, apresentou esta semana o calendário da 3ª edição do Troféu C1. A prova tem-se destacado pelas disputadas grelhas de partida com várias dezenas de carros, mas também pelo equilíbrio técnico que se repete em 2021. A organização não só voltou a criar um calendário desafiante, como também se preocupou com a redução de custos para as equipas. Afinal, este sempre foi um Troféu “low-cost“, ou seja, a mais barata forma de participar num Troféu. Assim, apresenta um calendário com provas de um dia, facilitando toda a logística das equipas.

O Troféu C1 2021 aumenta a sua atração misturando de tudo um pouco. Em 2021 vamos ter endurance, corridas com sunset, corridas com condução noturna, uma taça europeia e um mix de sprint com endurance. É em pista que o Troféu oferece tudo isto.

Braga estreia o calendário em 2021

É no dia 24 de abril que em Braga o Troféu C1 dará o arranque da temporada 2021. Todo o programa realiza-se apenas no sábado com treinos cronometrados de duas horas e seis horas de prova que terminam às 20 h quando o sol já estará a desaparecer, criando um momento inesquecível para todos, típico das corridas endurance. Lá diz o ditado… “em abril, águas mil!”, o que nos faz acreditar que tenhamos novamente um dilúvio no circuito nortenho para recordar a primeira prova dos pequenos Citroën C1 em território nacional em 2019.

Circuito de Portimão não podia faltar

O Troféu C1 2021 regressa assim este Verão ao Autódromo Internacional do Algarve, no dia 28 de agosto. A prova é disputada em apenas um dia e também com treinos cronometrados de duas horas. Será ainda organizada uma taça Europeia, C1 Eurocup, o que duplica o tempo de condução dos pilotos para as 12 horas. A Taça Europeia será organizada no mesmo dia de forma a poupar custos para as equipas, mas facultativa, sendo que só as primeiras 6 horas de corrida contam para o Troféu. Ao fim das seis horas, as equipas que queiram podem continuar até ao fim das 12 horas, correndo para o C1 Eurocup.

Dobradinha em Braga

O Troféu C1 2021 regressa a 13 de novembro ao circuito de Braga, programa que vê reduzida a sessão de treinos cronometrados para apenas uma hora. A prova está repartida por seis corridas de apenas uma hora, diferente das habituais seis horas continuas de corrida. Esta proposta já tinha sido feita em 2020, mas pelos motivos que ainda vivemos da pandemia não se realizou.

Desde o começo do Troféu C1 que estamos muito atentos às sugestões das equipas

André Marques, responsável da Motor Sponsor

C1 Academy repete-se!

À semelhança do que sucedeu em 2020, a C1 Academy Razão Automóvel volta a ser uma realidade e dá a oportunidade ao vencedor de correr no carro 911 na época de 2021 com tudo pago. Ao longo do ano vão ser feitas captações em vários kartódromos do país. De cada kartódromo vão sair dois apurados, num total de 14 finalistas que no dia 4 de abril vão até ao Circuito do Estoril para a prova final.

A primeira fase de captação vai decorrer num kartódromo de norte a sul do país. No entanto existem apenas 40 vagas por kartódromo — metade em relação a 2020! A saber:

  • 6 de março – Palmela
  • 13 de março – Batalha
  • 14 de março – Castelo Branco
  • 20 de março – Braga
  • 21 de março – Cabo do Mundo
  • 27 de março – Évora
  • 28 de março – Algarve

Por fim, cada um dos 14 finalistas vai poder conduzir um Citroën C1 de Troféu no Autódromo do Estoril. No entanto, não bastará ser o mais rápido em pista já que não só vão existir provas físicas, como também teóricas e de comunicação. Assim sendo, cada uma representará 25% da avaliação final. Naturalmente que, quem tiver a melhor avaliação global será o grande vencedor da C1 Academy Razão Automóvel.

Será esse vencedor a ter direito a um lugar no Citroën C1 com o número 911 da equipa Razão Automóvel, e no qual o Clube Escape Livre também marcou presença em 2019.

Está incluído o carro, a assistência, o transporte, e o equipamento. O vencedor certamente só terá de se sentar ao volante, e dar o melhor em conjunto com os restantes pilotos da equipa.