Muitas novidades no Grupo Renault incluindo o novo… Renault 5!

O Grupo Renault acaba de apresentar o seu plano estratégico, apelidado de “Renaulution”, onde entre as novidades surge uma grande surpresa – o regresso do Renault 5.

O Grupo Renault acaba de apresentar o seu plano estratégicoRenaulution” para os próximos 5 anos. Com o “Renaulution” e a “Nouvelle Vague”, a marca francesa pretende abraçar as mudanças do mercado automóvel. Tudo com o intuito de se transformar numa marca de tecnologias, serviços e energias limpas. Além disso, pretende conservar a sua posição de líder na transição energética, através de soluções eletrificadas e de hidrogénio. O objetivo: oferecer a gama “mais verde” da Europa, até 2025.

Novos modelos e um regresso antecipado

E se a ideia de voltar a ver um Renault 5 (sem ser um clássico, claro está) nas estradas parecia ver “luz ao fundo do túnel” através dos mais recentes relatos, eis que surge a confirmação. O novo Renault 5 Prototype surge como um “regresso ao passado”, mas tecnologicamente “vindo do futuro”. Com inspirações no estilo original, o novo Renault 5 Prototype é imediatamente reconhecível, mas agora com um toque contemporâneo e mais tecnológico que nunca. 

 “O design do Renault 5 Prototype baseia-se no R5, que é um modelo de culto da nossa história. Este protótipo incorpora simplesmente a modernidade dos nossos tempos: urbano, elétrico, atraente”

Gilles Vidal, Diretor do design Renault

Por isso, a equipa de design baseou-se no original, dando outra funcionalidade a elementos-chave. Por exemplo, a entrada de ar no capot esconde o terminal de carga, as luzes traseiras incluem defletores aerodinâmicos, e os faróis de nevoeiro no para-choques são agora luzes de condução diurna. Já o toque orgulhosamente francês é captado na bandeira colocada nos retrovisores.

Mas as novidades não ficam por aqui… A Renault anunciou ainda o lançamento de 14 novos modelos, sendo metade deles 100% elétricos, e a outra metade pertencendo ao segmento C e D. Todos eles terão uma versão elétrica ou híbrida.

Renault Zoe – Quem o viu e quem o vê!

O Renault Zoe está de regresso e trouxe muitas novidades – novo interior, novo motor e mais autonomia. Num mercado cada vez mais cerrado, temos concorrente à altura.

Ler mais

Futuro tecnologicamente avançado e “verde”

E porque a inovação esteve sempre presente no núcleo da Renault ao longo dos seus 120 anos de existência, existem ainda excelentes argumentos que consubstanciam a sua ambição de ser a “Nouvelle Vague”. Além de deter inúmeras patentes na tecnologia híbrida, a Renault é a líder do mercado Europeu em veículos elétricos. No que diz respeito à gama, pretende ainda reforçar o seu leque de produtos. Por isso, até 2025, pretende lançar uma nova família de produtos baseados nas duas plataformas elétricas dedicadas: a CMF-EV e CMF-B EV. A marca oferecerá ainda soluções a hidrogénio, prontas a serem comercializadas para os mercados dos comerciais ligeiros. Tudo com o objetivo de ter a oferta mais “verde” do mercado Europeu.

Também como marca tecnológica, conta com um centro de engenharia de software onde reúne mais de 1000 engenheiros, que se dedicam ao ecossistema “Software République”. Desta forma, irá permitir à Renault, a outros membros fundadores, e a futuros parceiros que pretendam desenvolver competências e reforçar o “know-how” Europeu, na busca de melhorar sistemas de (ciber)segurança e inteligência artificial.

Com o intuito de se mostrar como marca de “Serviços”, a Renault pretende ainda lançar um novo sistema de info-entretenimento até 2022. Este baseia-se na tecnologia “built in” da Google e será, assim, a primeira marca a oferecer os serviços da Google nos automóveis em produção em grande escala. Além disso, pretende ainda quebrar o ciclo consumista e gerar valor até ao fim do ciclo de vida de um automóvel, tudo graças à sua “Re-Factory” em Flins (na França). Não só é aqui produzido o Renault Zoe atualmente, como também será o local onde mais de 100 mil viaturas serão recondicionadas anualmente, convertendo ainda viaturas Diesel em veículos elétricos ou a biogás.

Renault Twingo Electric. Até agora, o elétrico mais barato no mercado!

O Renault Twingo Electric, maximiza o prazer da condução num modelo 100% elétrico, que oferece uma autonomia de até 270 Km!

Ler mais

Fica ainda um curto teaser do novo Renault 5 Prototype.