Grupo Renault faz o 3 em 1 e anuncia três desportivos elétricos da Alpine

O Grupo Renault junta três departamentos numa única marca, a Alpine, tudo em nome de uma maior credibilidade. Em breve três novos modelos elétricos

A Alpine Cars, Renault Sport Cars e a Renault Sport Racing, juntam-se agora numa única marca, a Alpine. O objetivo é criar uma maior credibilidade, principalmente devido à associação à Fórmula 1. Deste modo, a marca tem planos para o desenvolvimento de três novos modelos 100% elétricos.

A Alpine acarreta a herança da competição, ao qual, junta agora a Renault Sport Cars. Uma equipa de 300 pessoas, responsáveis por modelos icónicos da marca francesa, por exemplo, o Renault 5 Turbo, Clio V6, Mégane R.S. Trophy e o novo Alpine A110.

A Renault Sport Racing e Escuderia F1, juntam-se do mesmo modo ao grupo com 1200 pessoas responsáveis pelos campeonatos motorizados. Estando presente na mais alta competição automóvel, a Fórmula 1, oferece ao grupo uma imensa plataforma de marketing. Acima de tudo, fortalece a marca a nível mundial.

A Alpine irá assim beneficiar dos recursos do Grupo Renault e da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Terá por isso acesso a tecnologias, como a plataforma EV e de toda uma estrutura com acesso de compras profissional, o que permite uma otimização de custos.

Eletrificação da Alpine

A marca francesa, com esta junção, irá produzir três novos modelos desportivos e 100% elétricos. Um compacto de segmento B, um crossover de segmento C e um desportivo em substituição do existente A110, este em conjunto com a Lotus.

Alpine aumenta edições do A110 em dose dupla

Inicialmente previstas para o salão de Genebra, a Alpine mostrou duas novas edições limitadas do A110. Légende GT e Color Edition 2020 trazem novas cores e equipamentos.

Ler mais

A Alpine já começou a investir em cooperações, o Grupo Renault e o Grupo Lotus já assinaram um acordo. Este contempla o desenvolvimento em conjunto, de um desportivo 100% elétrico. Beneficiando assim dos recursos, do know how e das instalações de ambas as marcas, tanto em França como no Reino Unido.

”Estaremos nas pistas e nas estradas, de forma autêntica, com a mais elevada tecnologia e seremos disruptivos e apaixonados”

Laurent Rossi, Diretor-geral da Alpine
Alpine Laurent ROSSI
Laurent Rossi, Diretor-geral da Alpine

Alpine mantém-se associada à competição

A Alpine e a Renault, têm o nome marcado na história da competição automóvel, bem como, na F1, nos Ralis ou na Resistência. A Alpine pretende continuar a fazer história na competição, juntando-se este ano à Fórmula 1 onde se encontram os mais prestigiados nomes da indústria automóvel.

“Dar uma identidade forte e específica à Fórmula 1, mas também ao programa de competição da Alpine, é uma evidência e uma oportunidade.”

Antony Villain, Diretor de Design da Alpine

Alpine inspirada nos Alpes

A marca foi fundada por Jean Rédélé em 1955, apaixonado pelos automóveis, que se inspirou no nome do seu “parque de diversões” favorito, os Alpes. No entanto, foi em 1962 que a marca começou a ser conhecida com o lançamento do original A110. Em 1971 conquistou pela primeira vez um pódio e logo no icónico Rali de Monte-Carlo, conquista essa que repetiu por mais dois anos. De tal forma que, em 1973 congratulou-se com o título de Construtores no Campeonato do Mundo de Ralis. A marca ia assim ganhando prestígio, que se fazia sentir fora das pistas, com o aumento das vendas.

A Alpine, com todos os sucessos e conquistas que foi acumulando, foi adquirida pelo Grupo Renault em 1973. Nessa altura, já existia uma colaboração muito próxima entre as duas marcas, com o grupo Renault a assistir os modelos Alpine.

O renascer da marca

Foi em 1995 que a Alpine findou assim a sua produção, com o modelo A610. Em 2017 o grupo apresentou o novo e renovado A110. Modelo fiel aos princípios intemporais do A110 original que, de imediato, atingiu o sucesso com inúmeros prémios internacionais.