Porsche regressa a Le Mans em 2023! Mas não só…

A Porsche regressa a Le Mans, uma prova marcante na sua história. Em 2023 a marca alemã disputará WEC e IMSA em simultâneo.

A Porsche está de regresso ás 24 horas de Le Mans. A administração da marca aprovou a entrada no Campeonato do Mundo de Endurance (WEC) com o novo regulamento LMDh em 2023. Adicionalmente a Porsche estará também presente nas 12 horas de Sebring e nas 24 horas de Daytona (onde ganhou pela primeira vez em 1968), disputando o campeonato americano de protótipos IMSA, onde corre o português Filipe Albuquerque.

Assim, o novo regulamento LMDh faz a unificação das características técnicas entre os campeonatos mundial e americano, respetivamente organizados pelos ACO e pela IMSA. É a primeira vez que tal acontece.

Os protótipos que competirão nesta classe pesam aproximadamente 1000 kg e possuem um motor híbrido com 680 cv de potência. Nesse sentido, e para manter os custos controlados os chassis são standard e provém de quatro fabricantes.

Com uma história extensa e marcante no endurance, a Porsche ganhou Le Mans à geral pela última vez em 2017, com o 919 Hybrid. Agora a Porsche regressa a Le Mans para tentar ganhar novamente deste e do outro lado do oceano.

Porsche 919 Hybrid

Entretanto existem também outros construtores interessados nesta nova classe, tais como a Audi, que já confirmou presença, bem como Peugeot e Toyota, estas na classe LMH.