Peugeot Sport de volta ao Campeonato do Mundo de Resistência

As equipas da Peugeot Sport e da Total recorreram à sua vasta experiência para preparar a participação no World Endurance Championship.

A Peugeot Sport, com o apoio da Total, está de volta do WEC (Campeonato do Mundo de Resistência) com o Peugeot Hybrid4 500 kW, em 2022. A nova arma da marca do leão está equipada com a combinação de um motor V6 bi-turbo de 2600 cm3 e 500 kW (680 cv). Este está colocado na traseira, ao passo que o motor/gerador elétrico de 200 kW, é instalado à frente. Conta ainda com uma bateria de elevada potência, desenvolvida pelos dois parceiros, transmissão integral, caixa sequencial de sete velocidades e sistema inteligente para gestão da cadeia de tração e dos fluxos de energia.

O desenvolvimento do motor bi-turbo, que faz funcionar as rodas traseiras, teve por base a experiência adquirida com os motores V12 e V8, que equipavam os “908”, e os blocos da PSA Motorsport usados no WRC.

As passagens de caixa serão efetuadas por patilhas no volante e o sistema de travagem, denominado “Brake by Wire”, desenvolvido pela Peugeot Sport, terá uma gestão 100 % eletrónica.

O motor/gerador elétrico, que atua nas rodas da frente, foi definido pela Peugeot Sport, tendo por base a experiência no desenvolvimento e controlo de motores/geradores elétricos.

Cumprir o regulamento do Campeonato do Mundo de Resistência

Dado que os regulamentos proíbem a utilização de energia elétrica entre os 0 e os 120 km/h, o motor/gerador elétrico só entrará em ação quando a velocidade necessária para que isso suceda for atingida. É nessa altura que entra em ação a tração às quatro rodas. Assim, atinge-se um comportamento e uma estabilidade diferentes em curvas a alta velocidade.

A utilização de uma das motorizações ou de ambas é possível quando o carro circula na via das “boxes”. Isto sucede uma vez que aqui a velocidade está limitada aos 60 km/h.

À partida para as corridas, a bateria estará carregada a 100 % e em competição será recarregada graças à energia cinética gerada pelas travagens.

PEUGEOT SPORT POWERTRAIN 1