Venda de elétricos a subir, mas empurrados…

Incentivos fiscais empurram vendas de elétricos para números recorde, mas estarão todos os utilizadores satisfeitos com a sua aquisição?

As vendas dos veículos elétricos estão a subir paulatinamente, contudo, a compra destes automóveis está fortemente impulsionada pelas vantagens fiscais. Nós, portugueses, não somos diferentes dos noruegueses quando neste país nórdico, o modelo Nissan Leaf foi o carro mais vendido (!) superando as vendas do “best seller” Volkwagen Golf em 2018. Este feito foi conseguido graças aos incentivos e isenções que este tipo de motorização teve por parte do governo norueguês. Além dos apoios dos construtores, que chegam como salvação para cumprir com as apertadas metas de emissões de CO2 das suas frotas. Estes dois fatores são essenciais para a maior proliferação desta tecnologia e a razão do seu sucesso por toda a Europa.

É indiscutível que as os veículos elétricos são confortáveis e económicos de utilizar. A ausência de ruído, o custo por quilómetro baixo, o reduzido custo de manutenção, o facto de serem suaves na transmissão (ausência de caixa de velocidade), as suas performances de aceleração sempre apelativas para a “corrida entre semáforos” são muito interessantes. E, apesar de tudo, podem ser muito práticos em termos de utilização, caso estejam reunidas determinadas condições de carga da bateria elétrica. Estes motivos têm conduzido a um aumento significativo na venda de elétricos.

Nissan Leaf vs Hyundai Ioniq EV. Guerra elétrica!

Ambos recentemente renovados, Nissan Leaf e Hyundai Ioniq são referências quando se fala em carros elétricos. Confrontámo-los neste comparativo.

Ler mais

Mas nem tudo é bom…

As diferentes desvantagens podem ser o fator decisivo para a exclusão deste tipo de viaturas no ato da compra. Dependendo da utilização e das condições de carregamento, podem se enaltecer alguns “problemas”, como a ansiedade da autonomia, aliada à fraca rede de postos de carga que além de escassa, ainda peca por muitos postos fora de serviço, os tempos de carga necessários e o custo da viatura no momento de aquisição podem afastar muitos compradores dos carros elétricos.

Não podemos também descorar a instalação dos postos de carga em terreno privado (casa, trabalho ou outro local conveniente), pois muitas vezes a instalação dos equipamentos exige que a estrutura elétrica, em termos de potência instalada, qualidade da rede elétrica, tomadas, etc, seja capaz de aguentar com as necessidades de carregamento da viatura. Muitas vezes estas exigem, burocracias, instalação e investimento que não deve de ser descorado no ato da compra da viatura. Basicamente temos que preparar a chegada de um veiculo elétrico à nossa vida. E se é este o caso, as ofertas já são muitas, o que também ajuda a justificar o aumento nas vendas de elétricos.

Modelos Volvo Plug-in registam forte procura

A procura pelos modelos Volvo plug-in tem revelado um forte crescimento nos últimos meses. O construtor sueco tem uma alargada oferta de modelos plug-in.

Ler mais

Se pondera um carro elétrico coloque todas as vantagens e desvantagens na balança, faça uma pesquisa de possíveis utilizadores e tenha sempre em mente todo o processo. Valor de aquisição, tipo de utilização, características do automóvel, locais de carga, desvalorização anual, entre outros aspetos.

Fica o alerta

Queria deixar claro que existem muitos condutores de veículos elétricos que se encontram plenamente satisfeitos com as suas necessidades e pretensões! Um carro elétrico por exemplo pode ser a escolha perfeita para um segundo carro, contudo, muitos compram porque lhes é mais vantajoso do que conveniente… seguindo também a moda do “eco-frindely”.

Na compra de um carro elétrico informe-se bem porque, sejamos sinceros… Na hora da compra, o vendedor quer vender e ponto final! Se não for você a pesquisar, ou no limite a tirar todas as suas dúvidas, poderá ir ao engano no que diz respeito a custos, tempos de carregamento, etc… O importante é que no final sinta que foi uma boa compra, vantajosa, mas também conveniente.

Renault Zoe – Quem o viu e quem o vê!

O Renault Zoe está de regresso e trouxe muitas novidades – novo interior, novo motor e mais autonomia. Num mercado cada vez mais cerrado, temos concorrente à altura.

Ler mais