CUPRA Leon. O novo “rei leon” da marca espanhola!

Já está disponível no mercado o primeiro Leon sob a marca CUPRA, por enquanto na versão híbrida plug-in, mas há novidades já em 2021.

Desenhado, desenvolvido e produzido em Martorell, o CUPRA Leon está a chegar ao mercado. Por enquanto, só estará disponível a versão híbrida plug-in (245 cv), com as restantes versões a surgirem em 2021. É caso para dizer que chegou o “Rei Leon”. Para já, o CUPRA Leon apresenta-se com dois tipos de carroçaria, cinco portas e Sportstourer.

Ambas as versões com elevado nível de equipamento, que inclui, por exemplo, full LED, bancos tipo baquet, chassis de controlo dinâmico (DCC), cockpit digital, info-entretenimento com ecrã de 10“ e climatronic de três zonas.

Para além da motorização plug-in surgirão os motores a gasolina 2.0 TSI de 245 cv ou 300 cv, com a versão Sportstourer a poder ser equipada com um motor de 310 cv 4Drive.

Na versão eHybrid, o CUPRA Leon arranca sempre em modo 100% elétrico, desde que a bateria esteja suficientemente carregada, para passar ao modo Hybrid. Quando a capacidade da bateria desce abaixo de determinado ponto ou se a velocidade exceder os 130 km/h, com o condutor a poder utilizar o modo elétrico, com as consequentes emissões zero, até 60 km, distância percorrida preferencialmente nas ruas das cidades. A recarga da bateria pode ser feita ou em três horas e meia, através de uma Wallbox, ou em seis horas, numa tomada doméstica de 230V.

As duas versões contam com tração dianteira com diferencial autoblocante eletrónico a fim de ajudar a um maior controlo e reposta na entrega da potência. Todas as combinações de motores estão equipadas com transmissão DSG de dupla embraiagem, com a tecnologia shift-by-wire. Isto permite que o seletor de caixa não esteja mecanicamente ligado à caixa de velocidades, mas sim usando sinais eletrónicos para as passagens de caixa. O condutor tem ainda a opção de utilizar as patilhas colocadas no volante.

SEAT vs CUPRA Ateca. Mais do que farinha do mesmo saco?

SEAT Ateca e CUPRA Ateca. Será que as diferenças entre eles vão além da imagem, ou serão apenas “farinha do mesmo saco”? Foi o que descobrimos ao volante dos dois modelos.

Ler mais

No Interior

O condutor pode escolher diferentes perfis de condução – Comfort, Sport, Cupra e Individual – que lhe mudam as características e permitem conduzi-lo com tranquilidade no dia a dia ou como um desportivo compacto. No mais potente dos Sportstourer o desempenho é controlado pelo sistema de tração integral 4Drive. A mais recente geração do sistema de tração multidiscos eletro-hidráulico, faz a potência chegar às rodas de forma mais controlada.

O sistema de tração 4Drive analisa as condições da estrada, em tempo real, incluindo a velocidade do carro, a rotação de cada roda, a posição do volante e o tipo de condução escolhido para de forma rápida e progressiva disponibilizar a potência de forma instantânea às rodas mais indicadas.

Há escolha está também o tipo de bacquet, havendo quatro possibilidades: “standard”, com acabamento em tecido e aplicações laterais em PVC; com revestimento de couro preto e regulações elétricas com memória para o condutor em opção, igualmente disponível em “Petrol Blue”, estendendo a tonalidade ao tablier recriando um ambiente muito próprio.

Em termos de segurança, o CUPRA Leon está equipado com Cruise Control preditivo e adaptativo, assistente de viagem, assistente lateral e de saída e assistente de emergência para que a condução seja mais segura, mesmo em momento de menor atenção.

Cupra Leon 89

Exterior inconfundível

No exterior, o logo CUPRA domina a grelha, com os largos guarda-lamas e as maiores entradas de ar, a darem-lhe um aspeto imponente. As jantes de 19” – cobreado ou reflexo diamante – têm seis desenhos diferentes à escolha do comprador, como forma de personalizar a sua opção.

Em termos de suspensão, o CUPRA Leon está equipado com uma base mecânica tipo MacPherson à frente e multi-braços atrás, com molas e amortecedores afinados para neutralizar as irregularidades do piso. De sublinhar que a distância entre eixos aumentou 45 mm, em relação à versão anterior, havendo agora mais espaço para os passageiros dos bancos traseiros.

As luzes de boas vindas projetam o logo Cupra no chão. Depois de estar ao volante, o botão Cupra dá-lhe a possibilidade de escolher o modo de condução que quer usufruir.

Ao volante…

Ao volante da versão CUPRA Leon eHybrid descobrimos no modelo plug-in da marca um motor de alta performance que combina gasolina e motor elétrico num total 245 cv e uma autonomia elétrica de 60 km. Assim, na posição de condutor é visível a forte aposta na atenção aos pormenores, mesmo alguma sofisticação. Na estrada é mesmo possível ter um “ronco” mais desportivo carregando no botão CUPRA.

Ao volante da versão Sportstourer temos um CUPRA cuja plataforma MQB Evo é o alicerce, onde os Engenheiros aplicaram toda a tecnologia da marca, proporcionando uma dinâmica mais ágil e envolvente. O sistema de direção progressiva garante ao veículo uma agilidade muito boa, mesmo nos percursos mais desafiantes ligando o condutor ao carro.

A dinâmica deste CUPRA Leon pode ainda ser alterada para ajustar o tipo de condução de cada condutor. Para tal, dispõe dos perfis, Comfort, Sport, Cupra e  Individual. Desta forma se pode mudar o carácter do veículo entre uma condução do dia-a-dia para uma performance de um desportivo compacto.

Então é só usufruir ao máximo deste rei leão! Os preços de ambas as versões ainda não são conhecidos mas será uma questão de dias até a marca disponibilizar essa informação.