MX-30 – Chegou o primeiro elétrico da Mazda

O MX-30 é o primeiro elétrico da Mazda e já está disponível no mercado português. Preços, autonomia, e todos os detalhes aqui neste artigo.

As crescentes preocupações ambientais levaram as marcas a apostar, de forma cada vez mais significativa, na motorização elétrica. A Mazda fê-lo com o lançamento do MX-30, o primeiro veículo elétrico de produção em série da marca japonesa.

A designação MX, que tem no MX-5, o “roadster” mais vendido no mundo, o seu mais mediático modelo, é utilizada pela Mazda nos modelos que procuram o desafio de criar e proporcionar novos valores, sem restrições, qualquer que seja o seu tipo.

Mazda estreia-se na eletrificação com o MX-30

A estreia da Mazda nos modelos elétricos tem o nome de MX-30 e chegará ao mercado nacional em finais de 2020. Tem uma autonomia de 200 km e som no motor!

Ler mais

As preocupações ambientais

Mantendo-se fiel às linhas do “design” Kodo, o Mazda MX-30 apresenta-se como uma interpretação mais profunda e expressiva de um “design” focado em novos valores e em estilos de vida emergentes. Destaque para o facto de não haver pilar central, tendo adotado portas “freestyle”, sem que isso coloque em causa a absorção de energia, em caso de colisão.

MAZDA MX 30 5 1
A solução de portas do novo Mazda são as “suicide doors” atrás.

Um dos aspetos em que isso foi considerado, é no facto dos painéis da porta utilizarem fibras obtidas a partir de garrafas de plástico recicladas. Assim também, a cortiça é colhida da casca das árvores, com a Mazda a substituir os revestimentos em couro genuíno por uma alternativa não animal.

Para além disso, o Mazda MX-30 é o primeiro modelo da marca a adotar um painel digital para controlo do ar condicionado. Por meio de um touchscreen de 7’’, na consola central inferior, com os comandos a estarem agrupados de uma forma inteligente.

Introdução de novas tecnologias

Com o Mazda MX-30, a marca introduz uma nova tecnologia de propulsão elétrica, designada e-Skyactiv. Esta, debita a potência máxima de 107 Kw/145 cv. Isto permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,7 segundos e ter uma autonomia de 200 km (265 km) em cidade.

Outra novidade é o “Pedal Motor”, desenvolvido, especificamente, para o Mazda MX-30. Reduz o tempo de resposta do motor e emite um feedback auditivo, relativo ao desenvolvimento do binário da unidade de potência, fornecido pelo sistema áudio. Assim, ajuda o condutor a controlar a velocidade com maior precisão, e com patilhas no volante para comando de uma maior regeneração elétrica.

Em termos de segurança, o Mazda MX-30 está equipado, não só com o sistema SBS (Smart Brake Support), que tem o objetivo de evitar colisões em cruzamentos, como também com a tecnologia ELK (Emergency Lane Keeping) que visa ajudar os condutores a manterem a trajetória correta em estradas com bermas ou bordas percetíveis, mesmo na ausência de marcações no piso.

MAZDA MX 30 44

Porquê 200 km de autonomia?

De facto, poder-se-á estranhar, quando as autonomias em geral dos carros elétricos são mais elevadas, a razão de a Mazda em apresentar cerca de 200 km de autonomia, 265 km em cidade. E a explicação da marca faz todo sentido, uma vez que a média de quilómetros por dia, de quem tem um elétrico, é de 48 km. Assim sendo, não há necessidade de ter baterias maiores ou baterias mais caras que vão encarecer o valor final do carro. Desta forma, a Mazda sugere o carro elétrico para circuitos urbanos, os seus carros a gasolina para uma condução mais desportiva (SKYACTIV-X, SKYACTIV-G), e os seus modelos a Diesel para as grandes viagens familiares (SKYACTIV-D).

Já disponível no mercado nacional, o preço do Mazda MX 30 é de 34 540 €. Este novo elétrico da Mazda e pode também chegar a ser adquirido por empresas por um preço de 23 000 €.

MAZDA MX 30 31