Dacia. Sandero e Sandero Stepway recebem importantes atualizações

Com a nova gama Sandero e Logan, a Dacia renova a oferta no segmento dos citadinos respondendo a todas as necessidades dos clientes particulares.

Apesar de apresentarem as mesmas dimensões exteriores, os novos Dacia Sandero e Sandero Stepway oferecem mais modernidade e polivalência, sem, contudo, descurarem os princípios fundamentais da marca: simplicidade e fiabilidade. Mudaram de plataforma e propõem um nível acrescido de equipamentos, mais sistemas de segurança ativa e passiva, novas motorizações e novas caixas de velocidades.

O Sandero tornou-se um modelo emblemático e um best-seller, sendo o automóvel mais vendido na Europa, desde 2017, a clientes particulares. É também o modelo Dacia mais produzido, com um acumulado de perto de 2,1 milhões de unidades, ou seja, 32% das vendas da marca desde 2004. O Sandero Stepway, a versão aventureira do Sandero, representa 65% deste total, o que significa mais de 1,3 milhões de exemplares. Com este último já pode partir à descoberta na Aventura Dacia, organizada pelo Clube Escape Livre anualmente.

A nova plataforma modular CMF utilizada pelos novos Sandero e Sandero Stepway oferece uma melhor resistência e rigidez, com um peso reduzido. Para além disso estão equipados com um novo eixo dianteiro, cujos braços de suspensão (braço retangular) oferecem uma melhor capacidade de filtração e de direção. O rolamento da carroçaria foi diminuído, e a distância entre eixos aumentada para proporcionar uma melhor estabilidade em curva. O compartimento do motor foi reforçado para reduzir as vibrações no habitáculo. Para além disso, os novos Sandero e Sandero Stepway cresceram no interior, sendo referências em espaço no segmento.

Muito mais que low-cost

O novo Sandero tem uma personalidade forte e uma imagem de robustez. As linhas gerais são, no entanto, mais fluidas, graças ao para-brisas mais inclinado, ao tejadilho mais baixo (-1 cm) e à linha de tejadilho recuada. As óticas dianteiras e traseiras estreiam uma nova assinatura luminosa da Dacia em forma de Y. Tanto à frente como atrás, uma linha horizontal une os dois grupos óticos e prolonga-se nas respetivas linhas LED. Os faróis de LED, cujo acendimento automático é de série em todos os níveis de equipamento, proporcionam uma melhor visibilidade em condução noturna (+37% de profundidade, +9% de largura espetral). Os puxadores das portas apresentam agora um desenho mais ergonómico.

No interior o quadro de instrumentos foi enriquecido com uma inserção em material têxtil com toque granulado e as saídas da climatização foram redesenhadas. No geral, uma superior qualidade face aos anteriores é o que se destaca. Importante ainda, foram as alterações na direção, que ganhou assistência elétrica, e na coluna direção que passou a ter regulação em altura e profundidade.

Aventureiro destemido

Mesmo sem versões de tração integral como acontece com o Dacia Duster, o Sandero Stepway permite algumas aventuras com um aspeto de crossover e uma maior altura ao solo (+ 41 mm relativamente ao Sandero). O novo Sandero Stepway é identificável através de um capot específico, pelo logótipo Stepway cromado sob a grelha dianteira, para além de para-choques dianteiro e traseiro com um resguardo em cinzento. Na lateral, para além dos aros das rodas revestidos a plástico, também uma guarnição na zona inferior das portas no mesmo material. As barras de tejadilho ajudam a reforçar o aspeto mais versátil e polivalente do Sandero Stepway e podem ser colocadas na transversal sem dificuldade.

No interior, os estofos com logótipo Stepway e costuras e detalhes em tons de laranja marcam a diferença.

Novidades na gama de motores

Há novidades nas motorizações. A oferta Diesel deixou de existir e a gasolina temos três motorizações, todas elas com 1.0 l de capacidade e três cilindros. A entrada de gama do Sandero é feita com o SCe 65, um bloco atmosférico com 65 cv de potência, associado a uma caixa manual de cinco velocidades. Comum aos dois modelos temos o TCe 90, turbinado com 90 cv. Combina uma caixa manual de seis velocidades ou ainda uma caixa automática do tipo CVT (ambas em estreia). No topo da oferta existe o TCe 100 ECO-G. Um novo bloco com bicarburação GPL, 100cv de potência e associado a uma caixa manual de seis relações.

A Dacia é o único construtor a propor uma alimentação mista a gasolina e gás de petróleo liquefeito, em toda a sua gama de veículos particulares, sob a assinatura ECO-G. A duração da garantia do construtor, a periodicidade e o custo das operações de manutenção, e o volume do porta-bagagens são idênticos aos de uma versão a gasolina, já que o depósito de GPL está instalado no lugar do pneu sobressalente.

Dacia Duster Go – Uma série limitada, até no preço!

Com equipamento exclusivo, motor bi-fuel e uma robustez ímpar, o Dacia Duster Go tem tudo o que é preciso para convencer… Até o preço!

Ler mais

Ao circular a GPL, o novo Sandero ECO-G emite, em média, menos 11% de emissões de CO2 (face a um motor a gasolina equivalente). Além disso, oferece mais de 1300 km de autonomia, graças aos dois depósitos: 50 litros para o de GPL, ou seja, 40 litros de volume útil dado que, por razões de segurança, o enchimento está limitado a 80%. Um acréscimo de oito litros relativamente à anterior geração do Sandero GP, e 50 litros de gasolina. Ambos os modelos oferecem uma capacidade de 328 l para bagagens (mais 10 l face ao antecessor) e novos sistemas de segurança ativa e passiva.

Mais equipamento de série

Qualquer que seja o nível de equipamento, os Dacia Sandero e Sandero Stepway incluem de série um suporte para smartphone, um ecrã de computador de bordo, comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante e sensor de luz. Estão disponíveis de série ou em opção, um novo sistema de ar condicionado automático com indicação digital, cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros. Por último e pela primeira vez na Dacia, em 2021, será proposto um teto de abrir elétrico em vidro.

Com chegada ao mercado prevista para o início de 2021, ainda não são conhecidos os preços em Portugal para os novos Sandero e Sandero Stepway.