Hyundai lança marca IONIQ dedicada a viaturas elétricas

O IONIQ já não é um modelo, mas a marca da Hyundai dedicada aos veículos elétricos. Nos planos está o lançamento de três modelos nos próximos três anos.

A Hyundai anunciou que o nome do seu carro elétrico IONIQ será, a partir de agora, uma marca inteiramente dedicada aos veículos elétricos da empresa. A fabricante sul-coreana tem já como objetivo o lançamento do SUV ou crossover IONIQ 5 em 2021, o sedan IONIQ 6 em 2022 e o SUV IONIQ 7 em 2023.

O termo IONIQ, que junta “ion” e “unique”, foi usado a primeira vez enquanto projeto de investigação e desenvolvimento a longo termo focado na mobilidade ecológica Depois, em 2016, acabou por dar origem ao veículo Hyundai IONIQ. Este foi o primeiro modelo do mundo a oferecer a opção de escolha entre três motorizações elétricas diferentes – híbrido, híbrido plug-in e elétrico – numa única plataforma. A designação renasce agora como marca dedicada aos EV’s para a Hyundai.

Para a Hyundai Motor Company, trata-se de um novo capítulo na ECO Mobilidade. Sob a marca IONIQ, a Hyundai irá oferecer ‘experiências eletrificadas personalizadas’, respondendo às necessidades de todos os estilos de vida. Isto está em linha com a visão da Hyundai ‘Progress for Humanity’.

Hyundai Motor anuncia marca IONIQ

Nissan Leaf vs Hyundai Ioniq EV. Guerra elétrica!

Ambos recentemente renovados, Nissan Leaf e Hyundai Ioniq são referências quando se fala em carros elétricos. Confrontámo-los neste comparativo.

Ler mais

Três modelos até 2023

Assim, serão lançados três modelos nos próximos três anos, respondendo à crescente procura do mercado por veículos elétricos. A gama de veículos elétricos numericamente nomeados sob a nova marca, atribui números pares aos sedans e números ímpares aos SUV’s.

O primeiro modelo sob a marca IONIQ será o SUV IONIQ 5, de dimensões médias, baseado no concept 45 EV, que foi revelado em 2019 no International Motor Show (IAA) em Frankfurt, como uma homenagem ao primeiro concept da Hyundai. Em 2022, surgirá no mercado um sedan desportivo IONIQ 6 baseado no concept elétrico mais recente da Hyundai, o Prophecy, revelado em março. Em 2023 será introduzido o IONIQ 7, um SUV de grandes dimensões. A assinatura de luzes em pixel fará parte deste e dos restantes IONIQ e os veículos serão inspirados em modelos anteriores mas serão uma ponte para o futuro.

Hyundai Motor anuncia marca IONIQ 3

Plataforma específica e interior futurista

Os modelos da marca IONIQ terão lugar numa Plataforma Modular Elétrica Global, conhecida como E-GMP. O próximo modelo EV baseado na E-GMP, terá uma autonomia de 450 km com apenas 20 minutos de carregamento. Será o veículo com o carregamento mais rápido. A plataforma permite ainda reinventar o interior do veículo como “smart living rooms” com bancos altamente ajustáveis, conectividade sem fios e características únicas como o porta-luvas concebido como gaveta. A mudança de paradigma irá estender-se às interfaces de utilizador. Prevê-se que sejam simples, intuitivas e ergonómicas, e desenhadas para ajudar os ocupantes a sentirem-se à vontade.

Hyundai IONIQ no Top 10 pela Auto Express!

O Hyundai IONIQ alcançou o 9º lugar entre os melhores automóveis para comprar, pela conectividade, assistência à condução e baixas emissões.

Ler mais

É objetivo da Hyundai Motor Group vender 1 milhão de veículos elétricos para se tornar no líder global de veículos elétricos no ano de 2025. Sob a estratégia para 2025, o objetivo é ser o terceiro maior fabricante de veículos ecológicos do mundo, com 560 000 unidades de BEV em adição às vendas de FCEV.