BMW iX3. Revelado o primeiro SUV elétrico da marca

Chegou o primeiro SUV elétrico da BMW. O iX3 chega a Portugal em 2021 e promete 286 cv com 460 km de autonomia.

Em mais um passo na estratégia de eletrificação da gama, a BMW revelou hoje oficialmente o iX3, o seu primeiro SUV elétrico. Tal como o nome sugere é baseado no X3 com o qual partilha desenho exterior e interior. Assim, o X3 é o primeiro modelo da BMW disponível em todos os tipos de propulsão (gasolina, Diesel, híbrido plug-in e elétrico).

Exclusivamente fabricado na China em Shenyang, de onde será exportado para todo o mundo, o BMW iX3 estreia um novo conjunto de motor elétrico e bateria. Nestes, a marca reclama mais 30% de densidade face ao atual i3. Este conjunto será também montado no i4, a sair no próximo ano e já antecipado como protótipo.

No exterior a grelha frontal foi tapada, para maior eficiência energética, e existem elementos de cor azul ao longo da carroçaria. O interior é similar ás restantes versões do BMW X3.

Equipado com uma bateria de 80 kWh, com 74 kWh utilizáveis, o BMW iX3 tem uma autonomia de 460 km no ciclo de homologação WLTP. A bateria esta integrada no piso para melhor distribuição de peso e as suas células são fornecidas pela CATL. Deste modo o centro de gravidade desceu 75 mm. O consumo anunciado é de 19,5-18,5 kWh/100km em WLTP.

O carregamento numa tomada DC pode ser realizado a uma potência máxima de 150 kW e a BMW anuncia que 34 minutos de carregamento atingem 80% da carga.

286 cv, e tração atrás

Ao invés do modelo que lhe dá origem, o iX3 está exclusivamente disponível com tração traseira. O motor elétrico de 286 cv e 400 Nm de binário encontra-se colocado na traseira. A marca de Munique anuncia os tradicionais 0-100 km/h em 6,8 segundos e uma velocidade máxima limitada a 180 km/h.

Com a bateria montada na base do chassis a bagageira consegue receber 510 l de capacidade, mais 60 l que o plug-in e menos 40 litros que as versões gasolina e Diesel. A suspensão adaptativa é de serie para ajudar no comportamento em estrada, até porque o peso total do BMW iX3 atinge os 2185 kg.

O nível de regeneração de energia da travagem e desaceleração pode ser regulado em três níveis, sendo que existe um modo B que força a regeneração máxima.

Já disponível em Portugal

O BMW iX3 chega ao mercado português no primeiro trimestre de 2021, com a versão Inspiring a ter um PVP recomendado de 75 000€. A versão Impressive terá um preço de 81 800€. Entretanto, já é possível configurá-lo no site da BMW.