SEAT Ateca renovado e com muitas novidades

A SEAT acaba de lançar uma atualização de estilo do bem-sucedido Ateca. As novidades não se ficam apenas ao exterior. Tudo sobre o novo Ateca neste artigo.

A SEAT acaba de apresentar a nova atualização do seu SUV compacto. Lançado em 2016, contando com cerca de 300 000 unidades vendidas, a marca espanhola prepara-se agora para fazer a primeira “atualização de estilo” ao SEAT Ateca.

Seat Ateca vista de frente

Mudou por fora… mas pouco

No exterior, são poucas as alterações, afinal é apenas um “restyling“, e segue as mesmas linhas dos novos SEAT Tarraco e Leon. Na frente, uma nova face espelha as linhas dos atuais modelos, com faróis full-LED, uma grelha redesenhada e novos para-choques. Já a traseira recebeu novos farolins em LED com indicadores de direção dinâmicos, novos para-choques e estreia ainda o lettering manuscrito no portão traseiro. Nas dimensões, cresceu ligeiramente em comprimento (18 mm) (agora 4,38 m), mas mantém a largura (1,84 m) e altura (1,61 m) do seu antecessor.

Em opção, o Ateca conta com 14 desenhos de jantes diferentes (de 16” a 19”), e 10 cores exteriores – incluindo a nova pintura Dark Camouflage. Nos níveis de equipamento, é possível optar por quatro diferentes: Reference, Style, FR ou a mais recente Xperience (substituindo a Xcellence). Esta última acrescenta um caráter off-road ao SUV compacto, somando à noção de versatilidade, a sensação de liberdade e aventura.

SEAT Tarraco recebe nova versão 1.5 TSI e caixa DSG

A versão 1.5 TSI DSG de tração dianteira do Tarraco alarga o potencial do SUV da SEAT não só no mercado de frotas mas também junto dos particulares.

Ler mais

Interior renovado e mais conectado

Já o interior foi o que sofreu uma maior evolução. Aqui, o maior destaque vai para o Digital Cockpit SEAT de 10,25” e para o sistema de info-entretenimento (de 8,25” ou 9,2”). Para além destes, surge um novo volante, novos materiais e revestimentos interiores. O banco do condutor é elétrico com oito ajustes distintos e função de memória. Para os invernos mais rigorosos, o volante pode ser aquecido, e graças ao sistema Climacoat, o para-brisas pode ser descongelado entre dois a três minutos.

Ao nível da conectividade, o SUV espanhol passa a contar com acesso a Apple CarPlay e Android Auto sem fios, graças ao sistema Full Link. Um novo sistema de reconhecimento de voz passa a ser de série e graças à aplicação “SEAT Connect”, é possível controlar remotamente o Ateca. Com a mesma, e graças a um cartão eSIM, é possível ainda a ligação a serviços e navegação em tempo real com Apple Maps.

Interior do novo Seat Ateca

Uma maior segurança e conforto a bordo

Ao nível da segurança, o SEAT Ateca traz consigo as mais recentes tecnologias de ajuda à condução. Numa vasta lista, encontramos alguns sistemas, como o controlo preditivo adaptativo da velocidade de cruzeiro, assistência lateral de faixa e de saída do estacionamento e travagem autónoma de emergência. Para além destes sistemas, o Ateca traz ainda um sistema semi-autónomo de condução, que mantém o carro na sua faixa de rodagem.

Graças aos modos de condução – Eco, Normal, Sport e Individual nas versões de tração dianteira, e Off-road e Snow nas versões 4Drive -, a condução e o comportamento do veículo podem variar consoante as condições e as vontades do condutor, tornando o veículo mais confortável e dinâmico em estrada… ou fora dela.

Novos motores, maior eficiência

Nos grupos propulsores, temos três opções a gasolina e duas opções Diesel, que recorrem ao bloco 2.0 TDI (substituindo o anterior 1.6 TDI).

¡Hola! ao Seat Leon mais avançado de sempre

A SEAT acaba de lançar a quarta geração de um dos modelos de maior sucesso da marca espanhola, o SEAT Leon.

Ler mais

A gasolina, é possível optar pelo 1.0 TSI de três cilindros e 110 cv (ciclo Miller com turbo de geometria variável), acoplado a uma caixa manual. No patamar seguinte, é possível optar pelo 1.5 TSI de quatro cilindros e 150 cv, acoplado a caixa manual ou automática DSG de dupla embraiagem. Dotado com tecnologia Active Cylinder Management, permite que o motor trabalhe a dois cilindros, de forma a reduzir o consumo de combustível, maximizando a eficiência. Por fim, está ainda disponível o 2.0 TSI de 190 cv, a opção mais potente, recorrendo a caixa automática DSG e tração integral 4Drive.

Já nas opções recorrendo ao bloco Diesel, é possível optar pelo 2.0 TDI em dois níveis de potência. O primeiro, com 115 cv acoplado a caixa manual de seis velocidades. O segundo, com 150 cv e caixa manual de seis velocidades ou automática DSG de sete velocidades (esta, opcionalmente, com tração integral 4Drive).

Preços e disponibilidade

Até ao momento não são conhecidos quais os preços praticados nem quando este estará disponível em solo português. Resta-nos esperar por mais informações por parte da marca espanhola. Não se prevê no entanto significativas alterações no preço em versões idênticas.