Quando os robots autónomos da SEAT saem à rua

Além dos habituais robots para construção automóvel, a SEAT tem veículos guiados automaticamente em zonas externas com navegação.

A fábrica da SEAT, em Martorell, Espanha, tem ao seu serviço oito robots completamente autónomos a circular no exterior das oficinas. Os robots Realizam 240 quilómetros por dia, partilhando as ruas com pedestres, camiões, bicicletas e carros. Controlam os semáforos, comunicam com o ambiente. Os AGV (veículos guiados automatizados) melhoram a eficiência da entrega e ainda conseguem reduzir 1,5 toneladas de CO2 por ano.

Sem guias nem cabos, os oito robots autónomos sobre rodas percorrem as ruas da fábrica da SEAT Martorell, transportando até 10 toneladas e um total de até 2000 peças por dia. Os AGVs estão programados para ler o seu ambiente. Depois de uma primeira passagem no ambiente, memorizam o percurso, por referências, até chegar ao seu destino. Em caso de imprevisto, obstáculo ou perda de referência, param, até encontrar uma nova.

Autonomia na circulação e no carregamento

Estes AGV são capazes de comunicar entre si, sendo que quando um sai da área de carga, alerta o próximo, que está numa área de espera, para tomar o seu lugar. Se dois se cruzam, também comunicam para reduzir a velocidade.

Estão ainda programados para ter direito de passagem. Assim, quando chegam a um cruzamento, mudam os semáforos para âmbar para poderem continuar o seu caminho.

SEAT Martorell robots autónomos

A SEAT é o primeiro fabricante industrial na Europa a ter veículos guiados automaticamente em zonas externas com navegação SLAM (simultaneous localization and mapping, em inglês), ligação 4G e carregamento de baterias elétricas por indução (carregam em 15 minutos).

Os sensores localizados na parte superior dos robots autónomos, e ao nível do solo fazem com que pare se detetar algum objeto no seu caminho. Viajam a uma velocidade de um metro por segundo, para que possam parar completamente em frente a qualquer objeto ou pessoa num raio de um metro e meio.