Guarda Racing Days só em 2021

Apesar das provas desportivas já serem permitidas, o Guarda Racing Days não se irá realizar em 2020 para não comprometer a sua espetacularidade.

O Município da Guarda e o Clube Escape Livre acabam de adiar para 2021 o Guarda Racing Days, previsto inicialmente para 11 e 12 de julho de 2020. A prova desportiva que no ano passado foi aclamada por todos, pela espetacularidade e dinâmica na cidade mais alta, não se realizará no próximo mês devido às ainda atuais condicionantes relacionadas com a pandemia por Covid-19.

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros 40-A/2020 do passado dia 29 de maio, em especial o disposto no respetivo Art. 19, a FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, anunciou que se encontram reunidas as condições para se poder preparar e implementar o reinício de todas as competições.

No entanto, a organização do Guarda Racing Days decidiu que as restrições ainda em vigor, nomeadamente quanto ao distanciamento, limite de público, normas de circulação e EPI não se coadunavam com as características da prova. Isto verifica-se tanto ao nível de competição como de espectadores, pelo que o investimento não traria os resultados esperados. Para além disso, e desconhecendo a evolução da pandemia ao longo do próximo mês, poderia até acarretar um maior risco de contágio da pandemia.

Organização promete melhor edição em 2021

Estreámos esta prova com o Clube Escape Livre em 2019 e obteve o maior sucesso que se poderia esperar, pelo que a ideia sempre foi partir para uma segunda edição. Lamentamos toda esta situação atual, mas de facto, a prioridade continua a ser a saúde pública e o cumprimento de todas as normas. Neste caso, ainda que avançássemos para a organização da prova, os níveis de adesão, de diversão e de segurança estariam comprometidos, dadas as características muito especiais do local da prova, mesmo dentro da cidade, com inúmeras dificuldades de contenção e distanciamento de público. Por isso, é um projeto que fica adiado para o próximo ano, e até numa pista mais preparada.

Carlos Chaves Monteiro, presidente da Câmara Municipal da Guarda
Guarda Racing Days 2019 1

Estamos em sintonia com o município no que toca ao adiamento deste evento, por todas as razões conhecidas relativas à pandemia. Embora estejamos a pensar realizar outras provas inscritas nos campeonatos da FPAK, porque têm outros palcos específicos, aqui no Guarda Racing Days não podemos arriscar o ajuntamento de milhares de pessoas. Cá estaremos para, em 2021, proporcionar um espetáculo anda melhor e receber ainda mais público, com toda a segurança. Não podemos deixar de agradecer a todos os patrocinadores, parceiros e pilotos já confirmados. Desde o primeiro momento quiseram estar connosco nesta prova, e contamos com eles no próximo ano.

Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre
campeões do automobilismo na Guarda

Guarda Racing Days

O Guarda Racing Days contou com a presença dos melhores pilotos nacionais e com milhares de pessoas a assistir a um espetáculo inédito na cidade mais alta.

Ler mais